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Alerta, fashionistas: abriu a primeira loja da Cantê no Porto

Depois de um pequeno corner no NorteShopping, já pode conhecer com mais conforto as icónicas peças da marca lisboeta.
Abriu a 9 de outubro.

Em 2011, a Cantê lançou a sua primeira coleção, com cerca de 300 peças, todas desenhadas por Mariana Delgado e Rita Soares. As primeiras foram vendidas através de uma página de Facebook. O número de encomendas foi aumentando, tal como o número de pedidos para experimentar os modelos ao vivo, o que levou as duas amigas a abrir a sua primeira loja, em Belém.

Desde o início que o objetivo era criar uma marca de swimwear portuguesa, que rivalizasse com as brasileiras ou que, pelo menos, gerasse o mesmo fenómeno.

“Quando concluímos o curso de Arquitetura no ISCTE, em 2008, passámos umas férias no Brasil, numa espécie de viagem de finalistas e várias amigas pediram logo que lhes trouxéssemos alguns biquínis. Nessa altura, já existia uma obsessão com biquínis brasileiros, as pessoas iam de propósito a esse país para comprar e voltavam com encomendas para as mulheres à sua volta”, recordam à NiP as empreendedoras de 39 anos.

E acrescentam: “Voltámos a Lisboa com aquele ‘bichinho’ na cabeça de que fazia falta uma marca portuguesa que causasse tanto furor como as marcas de swimwear brasileiras. Começámos desde então a desenhar os nossos próprios biquínis e a criar estratégias de branding e de negócio”.

Entre 2008 e 2009, as oportunidades de trabalho na área de Mariana e Rita eram escassas, o que fez com que se empenhassem ainda mais na criação da Cantê. Pelo caminho, existiram vários desafios e alguns “nãos” por parte das fábricas, dada a pequena dimensão da marca na altura. No entanto, não baixaram os braços até que esses “nãos” se transformassem em “sins”.

13 anos mais tarde, a ambição continuou a crescer e, hoje, a Cantê é uma insígnia nacional de referência. O crescimento da marca deveu-se muito às conversas e feedbacks de clientes.

“Perceber o que as clientes valorizavam e que produto gostariam que produzíssemos. Foi assim que a marca foi crescendo. Rapidamente nos apercebemos que a Cantê era mais do que uma marca de swimwear. Era, na verdade, uma marca de moda e de lifestyle. As nossas coleções já são compostas por muito mais do que apenas biquínis e as nossas campanhas fotográficas inserem-se em locais paradisíacos que já inspiraram inúmeras viagens de amigas”, revelam.

Foi assim que do swimwear de mulher, a marca passou também para a roupa e acessórios. Lançaram a linha Move com roupa de desporto, a linha de swimwear Basics e com uma outra amiga, Francisca Pinto Ribeiro Pereira, apostaram na My Intimate Cantê, a sua primeira linha de lingerie.

A Cantê criou também uma marca de calções de banho para homens, a Molkot, e de swimwear para os miúdos, a My First Cantê. “Estamos em constante evolução e sempre abertas a explorar novas ideias. Em 2025, por exemplo, iremos lançar as primeiras peças de roupa para os mais novos”, avançam.

No plano de ambição — e expansão — da marca, estava uma presença no Porto. Foi por isso que, ao longo dos anos, estiveram em alguns espaços multimarca. No ano passado, abriram um corner próprio no NorteShopping, que esteve a funcionar até 31 de agosto de 2023, uma vez que a marca abriu no passado dia 9 de outubro, a sua primeira loja física, na Foz.

“Fizemos um levantamento extenso antes de escolhermos a localização da nova loja. Sabíamos que queríamos estar numa área residencial do Porto, perto das nossas clientes, numa zona onde houvesse bastante comércio local e, de preferência, junto à praia. Percebemos que a Foz era a localização ideal”, defendem.

A abertura da loja no Porto coincidiu com o lançamento da coleção outono/inverno. “From Nature” pretende ser uma celebração da beleza única da natureza, representada através de uma mistura harmoniosa de padrões florais que capturam a essência das paisagens naturais, onde o verde intenso encontra flores de variadas cores.

“Encontrámos na Ilha das Flores o local perfeito para a nossa campanha fotográfica e para ser a base do storytelling desta coleção, cujo objetivo é inspirar as mulheres através da beleza e força da natureza que nos rodeia”, concluem.

A coleção é composta por 23 peças de roupa, dois biquínis e 23 acessórios. Pode ser encomendada online ou na loja do Porto.

Carregue na galeria para conhecer a nova coleção da marca.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Diu, 62
    4150-271 Foz do Douro
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 11h às 19h

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