Tudo começou em 2020. Tiago Pinto, João Duarte e Ricardo Amaral são três primos que todos os anos organizavam uma viagem internacional com amigos ou família para expandirem os seus horizontes culturais. Não sendo possível em plena pandemia, voltaram às aventuras de miúdos, quando eram escuteiros.
Os primos de 30 anos decidiram passar umas férias no parque de campismo Merujal, na Serra da Freita, a cerca de uma hora do Porto. Numa noite questionaram-se se de facto aquilo que faziam era algo que iria, a longo prazo, trazer-lhes a felicidade verdadeira. Será que teriam tirado proveito do seu propósito de vida? Foi aí que tudo fez sentido, com apenas uma pergunta e viraram-se para um sonho antigo que tinha, inicialmente, um único objetivo: reforçar a sua amizade e ligação. Assim nasceu o Projeto Serra.
“Nesse dia escolhemos de imediato as quatro serras que queríamos honrar no kick off da marca. Foram escolhidas com base na nossa ligação emocional a cada uma e também na vontade de conhecê-las melhor, como é o caso da Montanha do Pico. Temos memórias das idas à Serra da Estrela ver neve e comprar pantufas da estrela, de verões inteiros no Parque Nacional Peneda Gerês, de acampamentos com os escuteiros na Freita. Quanto à montanha do Pico foi por dois motivos fortes, o primeiro a descentralização e segundo porque é um projeto nosso subir o Pico juntos”, contam à New in Porto.
Em conjunto com o Projeto Serra, Tiago, formado em Gestão Hoteleira trabalha enquanto diretor de hotel Apesar de ter mesma área de formação que o primo, João dedica-se atualmente a uma start up como Facilities Manager, e Ricardo, formado em Gestão de Empresa é accountant num grupo de investimento. No entanto, as suas atividades profissionais não os impedem de sonhar mais alto e trabalhar por um propósito maior.
A primeira coleção foi então lançada em 2021, em homenagem a estas quatro serras portuguesas. O facto de terem andado nos Escuteiros permitiu-lhes conhecer os locais mais “autênticos” do País, assim como a vida do campo. O foco da marca é produzir camisolas, casacos ou coletes. Isto é, agasalhos, peça fundamental para qualquer acampamento.
Dois anos depois do surgimento da marca, os primos viraram-se para a cidade, mas sem deixar o campo e a natureza de lado. “Concreto” é o nome da nova camisola que surge da vontade de aproximar Portugal de todos os portugueses e do mundo e de nos lembrar que tudo é beleza. Seja no campo ou na cidade, a natureza é democrática e transversal. Além disso, todas as peças pretendem ou reinventam a forma como podemos olhar para o vestuário mais rural ou então criar consciência da presença dos detalhes naturais no meio da correria do dia a dia.
“Nós já estávamos na cidade, mas com a Concreto queremos quebrar esta ligação direta que tínhamos à ruralidade. Queremos que percebam que estamos no campo e na cidade. Que os dois meios coexistem até porque é na cidade que todos circulamos, vivemos a nossa rotina e queremos que as peças do Projeto Serra na cidade, nos dias corridos, sejam um ‘friendly reminder’ da natureza de cada um. Sobretudo, queremos que mais pessoas se interessem e vistam ‘a camisola’ das nossas missões e valores. A Concreto pareceu-nos irreverente e democrática o suficiente para abrir as portas a este diálogo”, admitem.
À semelhança das outras peças da marca, esta camisola é de tecido polar, mas o que salta à vista são as cores escolhidas, que não foram deixadas ao acaso. O cinza concreto, a lilás lavanda e o verde elétrico como exagero da natureza que “rasga” o alcatrão, são o novo “cool statement” da temporada. Numa simples camisola, estes primos querem mostrar a força da natureza na cidade, que arranja forma de romper o concreto ou o alcatrão.
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É importante destacar que para cada coleção e peça, os primos escolhem embaixadores, que não sobressaem pelos seguidores nas redes sociais, mas antes pela sua própria ligação à natureza, indo ao encontro dos valores da marca.
“Aquando do nosso trabalho de investigação, nas próprias serras, fomo-nos cruzando com pessoas inacreditáveis — com muita vontade de nos ajudar a promover a sua terra do coração. Fomos tão bem recebidos como família por todos os locais, que quisemos integrá-los na nossa equipa, enquanto embaixadores. Não fomos pelo número de seguidores, quisemos a autenticidade de locais que estão todos os dias nas serras e nos podem ajudar a identificar oportunidades de apoio às suas comunidades. Desde aí convidamos cada um deles para assumir esse papel e tem corrido muito bem. Eles acabam por movimentar e ser elementos catalisadores da comunidade local e do outdoor uma vez que todos eles estão ligados à serra, ao mar ou ao imaginário das viagens”, acrescentam, acreditando que, nos dias que hoje correm, o público procura cada vez mais a sustentabilidade mas sobretudo, autenticidade, sendo esta uma mais valia para o sucesso do Projeto Serra.
A camisola “Concreto” já se encontra à venda, no site oficial da marca, por 119€, e está disponível do tamanho S ao XL, como as restantes peças da marca. Pode sempre seguir as redes sociais do projeto para ficar a par das novidades.
De seguida, carregue na galeria para conhecer pormenores desta peça, assim como de outras propostas que a marca tem disponível — e que são um aconchego para os dias frios que aí vem.