O Kinky Market Porto é uma iniciativa que promove e celebra o talento dos artesãos e artistas kinky de Portugal e da Península Ibérica, apresentando-se como uma plataforma para os criadores mostrarem as suas obras a um público interessado na temática kinky e fetichista. Depois do sucesso da primeira edição, em junho, o mercadinho regressa ao espaço The Knoty (W)Hole, no próximo sábado, 30 de novembro.
“O nosso objetivo é criar um espaço onde a criatividade e a expressão artística, no âmbito kinky, possam florescer. Pretendemos quebrar tabus e mostrar que existe uma rica cultura artística associada ao mundo kinky”, começa por contar à NiP, Ana Peres, mentora do projeto Knoty e organizadora do mercado.
E acrescenta: “É uma oportunidade única para o público em geral explorar uma variedade fascinante de produtos artesanais e de obras de arte únicas, proporcionando uma janela para o mundo do kink e do erótico-sensual. É um convite para apoiar artistas e artesãos portugueses, socializar, apreciar e adquirir o que de melhor se produz no cenário kinky, em Portugal”.
Para esta edição, está confirmada a presença de nove artistas que apresentarão as suas criações. Artefactus é uma das marcas da lista, gerida por Miguel Silva, membro ativo na comunidade BDSM (Bondage, Disciplina, Sadismo, Masoquismo). O responsável cria peças para a prática de estimulação sexual (consensuais) através de paracord (também conhecido como corda de paraquedas).
Cátia Vieira é outra das artistas a considerar, caso queira comprar ou oferecer uma ilustração personalizada. É ainda a oportunidade ideal para conhecer o projeto da Candless, focado na venda de velas veganas que, através da cera, servem de manifesto em prol da aceitação corporal.
JoaJoa Latex, da responsabilidade de Joana Freitas, conta com várias peças no material que dá nome à marca, prometendo uma “experiência única”. A KittyCandles também estará presente, com as suas velas de soja de baixa temperatura, ideais para wax play. Taras e Mania SexShop, loja especializada em produtos eróticos, é outra das confirmações.
The Leather Fox é o projeto da artesã portuguesa Aya the Fox, dedicada principalmente ao trabalho do cabedal, mas também madeira, metais e tecidos como o veludo, a renda e a napa. Na Tsukimimi encontrará vários acessórios de cosplay e na Vadyukynx.lab uma série de peças em couro vegetal.
Haverá ainda espaço para flash tattoos com a Abril Estrada. A CoreFilm vai dirigir uma conversa sobre a magia da fotografia em polaroid, seguida por uma conferência com a psicóloga Lídia M. Araújo sobre a sexualidade.
Para encerrar o mercado, destaca-se a performance de shibari “Deshacer”, por artistas sediados em Barcelona, Inma Gáez e Carlzxn Roto. Trata-se de uma anti-performance onde os artistas em vez de atar, irão desconstruir o shibari pelo desatar.
A segunda edição do Kinky Market Porto decorre das 14 às 20 horas, com entrada gratuita (apenas para maiores de 18 anos). A estação de metro de Faria Guimarães é a mais próxima do espaço.