compras

Esta loja portuense vende peças cheias de humor, serve café e tem vista sobre o Douro

Na Good Things Will Happen Soon pode encontrar velas em forma de croissant, almofadas, livros de culinária e antiguidades.
Descubra o espaço.

Por vezes é necessário sairmos da nossa zona de conforto para alcançarmos os nossos sonhos. Foi precisamente isso que aconteceu com Joana Ramos-Pinto, designer gráfica, que depois de viver 20 anos em Inglaterra, Espanha e Alemanha, regressou ao Porto, cidade onde nasceu, para trazer uma loja que fosse como ela: diferente, criativa e com humor.

Fundar uma revista em Londres ajudou a atual empresária, de 50 anos, a perceber como se podia relacionar com lojas e marcas. No entanto, foi com o seu projeto Inkworks, fundado em Barcelona, que começou a crescer a vontade de ter um espaço próprio.

“A Inkworks é um projeto de postais, com frases alusivas às cidades, das mais variadas localizações, assim como frases motivacionais ou divertidas. Este projeto ajudou-me a abrir certas portas, inclusive a de museus, mas nem sempre ficava satisfeita com a forma como o meu produto estava a ser exposto, não que não vendesse, mas se fosse exposto de uma outra forma, tinha a certeza que iria ganhar outra dimensão”, começa por explicar à New in Porto, acrescentando: “Foi aqui que comecei a questionar-me: ‘Se eu tivesse a minha loja, faria as coisas desta forma…’. De uma forma positiva, ansiava cada vez mais ter o meu espaço próprio para dar asas à imaginação e assim começou a nascer a Good Things”.

A responsável pelo projeto regressou à cidade, em 2016, mas não foi até finais de 2019 que a Good Things começou a materializar-se. Inicialmente, o espaço estava localizado na Rua do Rosário, contudo, existia o sonho de ter uma outra loja, com vista para o rio e onde entrasse muita luz. O período da pandemia trouxe a Joana, assim como a tantos outros comerciantes, momentos de incerteza.

Com o espaço fechado, ficou sem saber se mantinha o projeto ou expandiu os horizontes. Foi então que o seu primo a incentivou a seguir o seu sonho. Não foi até maio de 2023, que a Good Things Will Happen Soon viu uma nova e permanente casa, na Rua da Restauração. “Foi uma espécie de sonho adiado que, por fim, se concretizou”, confessa.

No espaço com luz natural e vista para o Douro, os protagonistas são os mais diversos produtos para todos os gostos e carteiras. Desde artigos de decoração, passando por livros de culinária a antiguidades ou peças peculiares e com humor, as propostas da Good Things representam um manifesto de esperança e de que coisas boas estão por vir, mas não só.

“Eu quero, do fundo do coração, vender ‘good things’ (coisas boas, traduzido em português). Isto é, coisas que nos fazem felizes, que são aconchego, ou que são divertidas, que olhamos na nossa casa e nos põem logo um sorriso na cara”, comenta.

As peças que compõem o espaço desdobram-se numa seleção de marcas com sentido de humor, muitas delas produzidas com materiais orgânicos e com produções em pequena escala, assim como uma série de produtos produzidos pela mão da designer. Há também uma vasta oferta de almofadas, tote bags, aventais, mas o mais provável é a sua vista saltar para os bolos grandes e cremosos, ou os apetitosos croissants, que são, afinal, velas.

Desde jarras e joias, há produtos para os clientes mais cool, assim como para os mais slow living. No espaço, também pode tomar um café expresso, um copo de vinho biológico ou cerveja artesanal enquanto espreita a loja. Se preferir, leve o café consigo.

O espaço é pet friendly. À NiP, Joana revelou que este ano vai trazer novidades. Por enquanto, pode comprar as peças diretamente na loja ou pelo Instagram da marca. No entanto, em breve, será lançado um site para as pessoas conseguirem comprar “good things”, desde o conforto de casa.

Se ficou curioso, carregue na galeria para conhecer o espaço e algumas das peças que pode lá encontrar.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Restauração, 301
    4050-505 Porto
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 10h às 19h

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA