Tudo começou como uma ideia para aplicação caseira de técnicas usadas em grandes estruturas comerciais e agora é um negócio. A Nea-R tem uma nova moldura e vai querer conhecê-la. Lançada no passado dia 22 de janeiro, sábado, a Moldura byU é o mais recente modelo da marca. Em relação ao primeiro, traz várias novidades que são quase uma parceria com os clientes.
“Este modelo nasce na sequência do feedback do público em relação à moldura inicial. Dá para pendurar ou para pousar e o maior destaque é que se pode mudar a imagem”, explica à New in Porto o seu criador, Pedro Nogueira.
De facto, as grandes diferenças em relação à moldura inicial são a hipótese de poder ser pousada e a possibilidade de trocar a imagem. Para corresponder às expectativas dos clientes, o sensor que antes estava na base — e por isso não dava para pousar — passou agora para a parte da frente da moldura. Esta mudança faz com que possa pendurá-la na parede mas também pousar num móvel, por exemplo.
Em relação às imagens, a novidade de poder mudá-las faz com que, de forma simples, possa ter vários tecidos com diferentes imagens para trocar e, ao mesmo tempo, torna a peça mais personalizável. Sim, é isso mesmo, já pode pedir para ter determinada fotografia especial na sua moldura, por exemplo. A troca das imagens é feita de uma forma simples e depois basta guardar e trocar quando quiser.
Além do seu design elegante ao estilo fotografia Polaroid, a Moldura byU tem um carregamento magnético que dá para cerca de 150 ativações com uma carga de oito horas, sendo que o sensor tem agora um alcance de cerca de três metros. A cada ativação, a moldura ilumina-se durante dez segundos, um dos pontos de interesse do produto — não há gastos necessários de energia e, assim, torna-se mais sustentável.
Este novo modelo também é um pouco menos profundo para ficar mais nivelado com as molduras de fotografias comuns, outra das características apontadas pelos clientes. Tal como acontece com tudo na marca, a produção é manual, feita em Portugal e com materiais nacionais.
Mas, afinal, como é que tudo surgiu? A Nea-R surgiu de uma ideia de Pedro Nogueira, que se materializou no final de 2020. O designer gráfico portuense de 27 anos convidou três amigos — Joana Guimarães, Catarina Peixoto e Diogo Oliveira — a juntarem-se a ele e a avançarem com a criação da moldura iluminada. Quem também tem sido uma grande ajuda em todo o processo são os pais de Pedro, que dão uma mão sempre que é necessário ou o trabalho aperta.
A primeira versão está disponível em branco e em preto, mas não é possível trocar a imagem. Em contrapartida, é possível escolher entre obras exclusivas e de edição limitada de artistas nacionais, uma vez que apoiar os novos artistas é também um objetivo que a marca tem.
A nova Moldura byU custa 72,40€ mas quem a comprar até 6 de fevereiro pode consegui-la por 59,90€ e ainda trazer um tecido extra para trocar. Pode comprá-la, por enquanto, apenas no site da marca, sem portes de envio. Se preferir a primeira versão, também está à venda nas lojas Olá Breiner e Oportonear, na Baixa do Porto.