Impulsionados pela paixão de criar ambientes únicos e duradouros e pelo apreço por cada objeto que os rodeia, Joaquim Pedro e Susana Melo, 45, desejam redefinir a perceção dos agentes de marcas de mobiliário no mercado.
“Queremos desafiar barreiras e estereótipos no atendimento aos nossos clientes, sejam eles lojas, arquitetos, designers ou decoradores. A nossa atenção ao detalhe, a capacidade de fornecer amostras, mostrar o produto e a oferta de um espaço para que possam reunir-se com os seus clientes são alguns dos nossos principais diferenciais. Não somos uma loja, mas sim um centro de conexão para os profissionais do setor”, começa por contar o casal à NiP.
Após vários anos dedicados ao design de produto e de interiores, Joaquim e Susana mudaram-se em 2010 para Munique. Na altura, Joaquim assumiu a liderança do departamento de exportação da empresa de mobiliário alemã Zeitraum.
A pandemia e o desejo de constituir família trouxeram Susana e Joaquim de volta a Portugal. Desde cedo que o apreço pelo design orientou as escolhas profissionais de Joaquim, formado em Design Industrial e de Susana, licenciada em Design de Comunicação, o casal decidiu em 2021, fundar a Design-Minder, uma agência de marcas de mobiliário e iluminação, com o objetivo de oferecer apoio especializado a lojas de design, arquitetos e desginers de interiores.
“Tudo aconteceu de forma muito natural. As marcas vieram até nós devido ao nosso know-how, começando com as italianas Bonaldo, Moroso e Glas Italia e, mais tarde, as espanholas Marset e Mobles 114”, explica o casal, acrescentando: “São marcas de valor acrescentado que, além da sustentabilidade na construção, se focam na sustentabilidade da aquisição e do consumo. Não queremos acumular marcas, mas sim representar nomes nos quais realmente acreditamos e consumimos”, defendem.
A 27 de setembro, o casal e a Design-Minder deram um passo significativo na sua jornada, ao inaugurar o seu primeiro escritório e showroom. O objetivo desta sede é o de continuar a apoiar e colaborar com inúmeras lojas, arquitetos e designers de interiores, através das marcas que representam.
Com anos de experiência em diversas funções relacionadas ao design, esta dupla de criativos escolheu uma zona residencial calma e sossegada a poucos minutos do coração do Porto, para estabelecer o seu hub criativo. A abertura do espaço marca ainda o terceiro aniversário da agência e procura servir de ponto de encontro para fomentar novos diálogos entre profissionais do setor.
Fundamentada em valores como serviço, qualidade, durabilidade e transparência, a Design-Minder reflete o desejo dos seus fundadores de se tornarem verdadeiros “cuidadores de design”. Através de um serviço meticuloso, integral e personalizado, a agência pretende proporcionar as melhores soluções para cada cliente, atendendo às necessidades específicas de cada projeto e cenário do quotidiano.
O showroom e escritório conta com cerca de 200 metros quadrados e foi projetado pelo Atelier da Boavista/Arquitetura, tendo sido concebido para ser como “uma tela em branco com inúmeras possibilidades”. É composto por uma zona de escritório, sala de reuniões, showroom e um logradouro nas traseiras. O objetivo é fazer deste espaço um ambiente flexível, onde serão exibidos os diversos produtos das marcas representadas.
Inicialmente, a Design-Minder acolherá diferentes peças de cada uma das marcas que representa, sendo de momento, cinco: Bonaldo, Glas Italia, Marset, Mobles 114 e Moroso. Contudo, a intenção é, a partir do próximo ano, dedicar o espaço apenas a uma única marca, a cada três meses, proporcionando uma maior variedade de produtos no showroom.
Para que a experiência do produto seja completa, Joaquim e Susana também planeiam abrir regularmente as portas da Design-Minder à comunidade de profissionais do setor, promovendo encontros descontraídos que incentivem o diálogo. “Queremos que todos possam ver algumas das peças, trocar ideias ou simplesmente beber inspiração”, afirmam.
Estes encontros vão acontecer na última sexta-feira de cada mês, das 14 às 20 horas, e chamam-se “Bring a Bottle”. O objetivo é que leve o que mais gosta de consumir — o importante é a sua presença e a vontade de participar.
Este encontro é uma oportunidade de networking e desenvolvimento criativo, oferecendo uma pausa necessária da rotina, mas mantendo o foco no ambiente de trabalho e na troca de ideias. Num ambiente descontraído e acolhedor, este evento permite que os profissionais do sector e entusiastas, explorem novos materiais, produtos e conceitos, enquanto partilha a sua bebida favorita — seja água, refrigerantes, cerveja ou vinho.
“Queremos que o ‘Bring a Bottle’ seja um momento de descontração que recarrega a criatividade de todos e motiva a colaboração com outros profissionais da área. Esta breve pausa ajuda a mudar o mindset, trazendo novas perspetivas e inspirações para os projetos futuros. Basta apenas juntar-se alguns minutos, desconectar-se da rotina e renovar a inspiração e abrir portas a novas colaborações e oportunidades profissionais”, reforçam.
A próxima iniciativa acontece na sexta-feira, 29 de novembro. Apesar da participação ser gratuita, é necessária inscrição prévia online. O espaço encontra-se no número 369 da Rua da Aliança e pode visitá-lo sob marcação. Pode fazê-lo através dos contactos 934 705 605 ou 936 707 847.
Carregue na galeria para conhecer o espaço.