compras

Giorgio Armani apresenta nova coleção em silêncio: “Não queremos celebrar nada”

O designer aproveitou o desfile na semana de moda de Milão para se mostrar solidário com os envolvidos na guerra na Ucrânia.
O designer pós a apresentação.

Os desfiles de moda são, por norma, um momento de celebração. Durante aqueles (aproximadamente) 10 minutos, tanto para quem está presente no evento como para quem o acompanha online, tudo pára e o universo resume-se à apresentação. Funciona quase como um momento de alienação, contudo, isso não quer dizer que as pessoas estejam alheias aos acontecimentos mundiais. Na Semana de Moda de Milão, Giorgio Armani quem fez questão de expressar a sua posição sobre a guerra na Ucrânia, apresentado a coleção de outono-inverno 2022/23 em total silêncio.

O anúncio de que não haveria espaço para música, efeitos de som ou de luzes especiais foi feito pela marca italiana através das redes sociais. Esta decisão, como o próprio designer de 87 anos fez questão de explicar, serviu como um “símbolo de respeito a todas as pessoas que se encontram envolvidas neste trágico evento”. “A melhor mensagem que podemos transmitir neste momento é de que não queremos celebrar nada porque o que está a acontecer é muito perturbador”, acrescentou o designer.

Na sua página de Instagram, a marca fez questão de partilhar o vídeo da apresentação que durou 14 minutos. Este começa com a declaração de Armani (em texto e em áudio), seguindo-se então o desfile onde apenas o barulho dos sapatos a percorrer a passerelle e os cliques das máquinas dos fotógrafos são audíveis. A apresentação marcou não só graças a esta tomada de posição mas também por também ter sido a última da emana de moda de Milão.

Esta não é a primeira vez que Giorgio Armani toma uma posição sobre o que se passa no mundo. Em 2020, assim que a Covid-19 se começou a disseminar pela Europa — e em especial na Itália —, o designer (contrariamente aos restantes) decidiu cancelar o desfile à última hora. Em vez de uma apresentar a nova linha para uma centena de pessoas, optou por fazê-lo apenas através de um vídeo que foi emitido online. “A decisão foi tomada para garantir o bem estar de todos os convidados, garantindo assim não estariam em espaços com multidões”.

Carregue na galeria para conhecer as tendências de acessórios para este ano.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA