compras

Há de tudo um pouco na nova concept store do Porto

De comida a acessórios ou peças de cerâmica, na Athena encontra tudo e no futuro ainda vai ter restaurante.
Fotografias de Athena.

Encontrar produtos de diferentes categorias num mesmo espaço normalmente é sinónimo de ter que ir a um centro comercial, perder tempo em filas e ter, em boa parte dos casos, um atendimento menos personalizado. Agora, há outra opção e fica no Porto.

A Athena Concept Store fica na Avenida Fernão de Magalhães e abriu a 12 de novembro. Fruto de um sonho da sua criadora, tem uma história curiosa com várias alterações ao longo do caminho.

Para perceber melhor, comecemos por explicar que a responsável, Inês Figueiredo, de 29 anos, é formada em Direito e chegou a exercer durante algum tempo, mas percebeu que se calhar aquele não era o trabalho ideal para si. “Ao contrário daquilo que estava à espera do trabalho de advogada ser cheio de coisas à volta e muito dinâmico, estava muito sozinha, isolada. Como gostava muito de comer, ir a restaurantes e passear, acabei por começar a cozinhar e a pensar que se calhar queria tirar um curso na área da cozinha”, conta à New in Porto.

Foi isso mesmo que foi fazer e ainda chegou a conciliar o trabalho no escritório com o de um restaurante, mas acabou por optar pelo segundo. “Saí do escritório e fui para um restaurante para provar a mim mesma e aos outros que era capaz e que era este o caminho que queria.”

Com a chegada da pandemia, como aconteceu com muitos outros, o restaurante fechou e Inês foi para casa, sem trabalho e já sem a ligação ao escritório de advocacia. Começou a cozinhar em casa e a vender algumas refeições para fora. A ideia correu bem e passou-a a um pequeno negócio, já com a Athena em mente.

“Foi interessante ver que as pessoas realmente gostavam daquilo que eu fazia e senti que seria este o caminho. Não que a cozinha seja o foco principal, acho que aquilo que quero é estar rodeada de pessoas”, aponta, explicando que isso é o que agora acontece ao ter um espaço aberto.

Depois de algum tempo à procura do espaço ideal para abrir a sua concept store — onde queria ter comida mas não só —, encontrou-o em março do ano passado. Com a ajuda do namorado, que fez a parte de arquitetura e design do espaço e até alguns móveis, começaram as obras. Como acontece em muitos casos, estas atrasaram mais do que o previsto e por isso acharam melhor abrir apenas parte do espaço enquanto o resto continua em obras.

Assim, a Athena Concept Store é atualmente uma loja um pouco diferente. Se o plano inicial passava por ter um restaurante com cozinha e zona de refeições e uma pequena mercearia, a solução encontrada de momento foi a de ocupar metade do local com a mercearia ou loja e depois a cozinha abrirá quando estiver pronta.

Aqui é possível encontrar então uma pequena área com café e bolos, que pode tomar enquanto trabalha num balcão pensado para isso e acompanhado por uma das estrelas do local, a cadela Dua, que dá ao espaço um caráter pet friendly. Aliás, o caráter inclusivo e a hospitalidade são valores que querem transmitir, baseados também no espírito acolhedor do Porto. Além disso, aqui há um pouco de tudo, desde artigos de mercearia a vinhos de pequenos produtores, conservas, azeites mas também artigos de cerâmica, acessórios, peças de vestuário ou produtos de beleza. Os preços variam desde 3,50€ a 350€, aproximadamente, conforme o produto em questão.

“A ideia será evoluir para a parte do restaurante, estamos a caminhar nesse sentido mas será mais orgânico, não tão definido como estávamos à espera”, diz Inês, acrescentando: “O engraçado disto é que vão amanhã e é uma Athena e se calhar daqui a dois meses é outra e daqui a meio ano é outra. É esta evolução que me parece muito interessante e que acabou por acontecer sem ser planeado”.

O futuro passará então pela abertura do espaço de restaurante, ainda sem data definida. Até lá, carregue na galeria para descobrir mais sobre a Athena.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Fernão Magalhães, 661
    4350-165 Porto
  • HORÁRIO
  • Terça a quinta-feira das 10h às 12h e das 13h30 às 18h
  • Sexta-feira e sábado das 10h às 12h e das 13h30 às 19h
  • Domingo das 10h às 13h
  • Fecha à segunda-feira

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA