compras

Há uma nova loja pop-up de cerâmica para descobrir no Porto

A Oito Atelier fica na cidade até ao final de dezembro, mas pode continuar a comprar as peças online.
Para ver em dezembro.

Precisa desesperadamente de comprar presentes originais, então saiba que há uma nova loja pop-up no centro do Porto que vai querer conhecer. O espaço fica no número 336 da Rua de Cedofeita e durante todo o mês de dezembro é ocupado pela Oito Atelier.

A marca de cerâmica tem raízes em Barcelos e nasceu durante a pandemia, com pequenas vendas no Instagram. Atualmente, já tem um site, vende peças no estrangeiro e quer juntar mais produtos ao seu portfólio.

A Oito Atelier foi criada por João Falcão e Sara Varela, ambos com 29 anos e naturais de Barcelos. O casal sempre teve ligações à cerâmica — o avô de João é oleiro, o pai de Sara também e um dos seus antepassados está ligado à criação do primeiro Galo de Barcelos. Ainda assim, João e Sara sempre fugiram desta área. Até que veio a pandemia e tudo mudou.

Ele é formado em Engenharia e trabalha também com fotografia, ela é da área do Direito. Apesar das diferenças profissionais, sempre tiveram a ideia de criar o seu próprio negócio. A oportunidade surgiu de onde menos esperavam e acabaram por transformá-la em algo mais sério.

“Quando nos mudámos para a casa onde vivemos agora, fomos procurar decoração e pensámos em usar o que tínhamos na empresa do pai da Sara. As pessoas que vinham visitar-nos elogiavam e perguntavam de onde eram as peças de cerâmica e pensámos que se calhar tínhamos ali uma forma de criar um negócio”, conta João à New in Porto.

Começaram por colocar à venda no Instagram peças feitas pela pequena empresa do pai de Sara e que tinha em stock restos de coleções. Como correu bem, passaram a desenhar os próprios modelos para ele executar. “Agora, a nossa ideia é aumentar o leque de produtos dentro da decoração”, diz à New in Porto.

As peças de cerâmica centram-se essencialmente em jarras e vasos, mas também há objetos diferentes como presépios ou figuras de decoração. A loja inclui ainda flores secas e, mais recentemente, velas artesanais veganas.

Tudo é feito com essa preocupação com o ambiente e com a sustentabilidade dos materiais, para que o impacto também seja o menor possível. A quase totalidade das vendas é feita em Portugal, através do seu site, mas existem ainda produtos em algumas lojas independentes espalhadas pela Europa.

Com o volume de trabalho a aumentar, o casal percebeu em julho do ano passado que a marca se estava a tornar num negócio mais sério. Por isso, há cerca de um ano, Sara despediu-se do emprego que tinha e passou a dedicar-se em exclusivo à Oito Atelier. João, por sua vez, passou depois a trabalhar em part-time neste negócio do casal.

Quanto à loja pop-up no Porto, foi uma oportunidade que surgiu para este mês de dezembro e que quiseram aproveitar, mas sublinham que o seu negócio é mesmo o online. Ainda que esta experiência esteja a correr melhor do que imaginavam.

Quando ao futuro, a marca poderá passar a ter mais produtos como quadros ou candeeiros. Até lá, se quiser ver as peças ao vivo ,pode fazê-lo na Rua de Cedofeita até ao final de dezembro.

Carregue na galeria para descobrir algumas das peças da Oito Atelier.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA