As suas obras marcam presença em coleções importantes, como as de François Pinault, Louis Vuitton e da Fundação Rothschild. Com uma carreira que abraça 30 anos e uma enorme variedade de suportes, Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa reconhecida pelas suas esculturas monumentais e instalações imersivas. Agora, integra o conjunto de artistas que vai desenhar uma coleção de jarras de luxo para assinalar os 150 anos da marca portuense especializada em art de la table, a Topázio.
O anúncio foi feito no dia 3 de setembro, terça-feira, pela marca que já tinha anunciado os restantes criativos de renome, tanto nacionais como internacionais, nas áreas do design, arquitetura ou arte contemporânea. A coleção será feita por Toni Grilo, Iva Viana, Sam Baron, Alain Gilles, Emmanuel Babled, Christian Haas, Guto Requena, Luca Nichetto, Gabriel Tan, Manuel Aires Mateus, João Jesus, Noé Duchaufour-Lawrence, Marco Sousa Santos e Anabela Dias.
A artista já começou a desenvolver a jarra para esta coleção de edição limitada da Topázio. “Nem todas as jarras precisam de flores: esta obra será uma provocação que convida a repensar a beleza e a tradição na ourivesaria contemporânea. Quando virem a peça finalizada, vão reconhecer a Topázio na perfeição, na qualidade do banho, no desenho da forma e, essencialmente, na coragem para inovar e aliar-se aos criativos e artistas contemporâneos”, refere.
A coleção dos 150 anos da Topázio tem vindo a ser desenvolvida desde o início do verão e inclui ainda o lançamento de um novo logótipo. O design introduz linhas modernas que representam a visão renovada e contemporânea da marca, sem deixar de lado o seu toque tradicional que reflete os novos tempos e o luxo que a caracterizam.
“Nesta coleção, a marca pretende demonstrar a sua contemporaneidade ao longo da história, refletindo a inovação, sem descurar a tradição característica da Topázio. Ao longo de 150 anos, a marca estabeleceu padrões elevados de qualidade e design das suas peças, sendo uma marca de confiança para os seus clientes. A ‘tradição dos novos tempos’ reflete também a dedicação da marca em evoluir e redefinir os critérios de design mais vanguardistas das mais variadas peças no mercado. Queremos valorizar o know-how secular dos artesãos da Topázio com a visão disruptiva dos designers convidados”, explica Toni Grilo, curador da Coleção de Luxo dos 150 Anos da Topázio.
A visão dos criativos vai assim, basear-se, numa jarra icónica em banho de prata, com o lançamento da coleção de peças de arte previsto para breve. O objetivo é celebrar as técnicas tradicionais da marca, assumindo uma perspetiva de futuro, modernidade e criatividade, que se traduzirá em peças de prata completamente diferentes, com as visões variadas dos criativos convidados.
Carregue na galeria para conhecer algumas das icónicas jarras da marca.