Sob o mote “Rules are not forever”, a marca portuense Emblazer apresentou a sua mais recente coleção de gravatas como um grito de liberdade e empoderamento. O lançamento coincidiu com as comemorações da Revolução dos Cravos, a 25 de abril.
Fundada em 2022 com a missão de empoderar mulheres através do vestuário, a Emblazer afirma desde o primeiro dia que qualquer mulher pode ser poderosa. A marca nasceu da vontade de criar blazers que integrassem força, elegância e confiança, pelas mãos de Tatiana Gradil Madureira, inspirada nos seus pilares, os pais, mas sobretudo na mãe, que trabalhou numa indústria maioritariamente masculina.
“Desde cedo tive o privilégio de crescer com dois exemplos de liderança, os meus pais. Ambos eram engenheiros e equilibravam muito bem a vida pessoal e profissional. Ambos eram presentes e ativos na minha educação, mas enquanto mulher, olhando para a minha mãe a longo prazo, sempre senti que uma carreira bem sucedida não a impedia de ser uma boa companheira e boa mãe. Mas desde a escola até ingressar no mercado de trabalho, apercebi-me de que esta não era a realidade de muitas mulheres em que a igualdade não é um direito, mas um posto para ser conquistado”, começa por contar a portuense de 34 anos.
Formada em Economia com mestrado em Gestão de Design, a empresária conta com 12 anos ligados ao sector da moda, dos quais oito anos foram dedicados ao retalho. Assumiu cargos de liderança, desde gestão de equipa, gestão comercial e definição de estratégias de marketing e comunicação. Contudo, não foi o seu percurso profissional que a motivou a lançar a sua marca, mas sim a forma ativa como sempre se envolveu no associativismo académico.
“Percebi desde cedo que me identificava com a ideia de construir um legado que envolvesse tanto o meu lado criativo como o meu lado motivacional, capaz de inspirar pessoas a agirem com propósitos claros que estimulassem o espírito crítico, a criatividade e um impacto social positivo”, admite.
Inspirada pelo percurso da mãe, em setembro de 2022, lançou a Emblazer, uma marca que surge com o propósito de quebrar não só o paradigma de que esta peça de roupa [o blazer] é associado ao mercado masculino, mas também conferir um “boost de confiança” a quem o vestisse.
“É um produto estruturado devido ao seu design e acabamentos, o que o torna num must em momentos de compromissos, como reuniões e apresentações, mas também momentos de celebração e afirmação de algo. Sendo uma ‘peça statement’ e não apenas como fim de nos cobrir, queria que fosse realmente empoderadora. Que ajudasse, neste caso, a empoderar mulheres”, explica.
O processo criativo da Emblazer começa nos excedentes de produção têxtil de fábricas próximas do Porto e no norte do País, a partir do chamado deadstock. A empresária procura escolher tecidos de qualidade, com bons acabamentos e com a garantia de que a produção é nacional.
“Envolvemos na nossa produção fábricas de pequena dimensão nacional, trabalhamos diretamente com alfaiates e modelistas locais e procuramos trabalhar com fornecedores menores e locais, no que respeita à produção de acessórios complementares aos blazers, para preservar e elevar o expertise nacional e manter negócios familiares centenários vivos na nossa cidade”, defende.
A partir daí é “dar asas à imaginação” e dar vida a este stock morto. Combina texturas, cores e composições para garantir qualidade e exclusividade num único design.
No passado dia 25 de bbril, apresentou um lançamento exclusivo focado em gravatas (39€). Tatiana cresceu a ver os pais, sobretudo a mãe, a ir para o trabalho com blazer e gravata. “Como engenheira civil, sendo um meio particularmente masculino, o uso de gravata por parte da minha mãe revelava-se como um dress code bastante vanguardista para o seu tempo”.
Nesse sentido, como forma não só de acompanhar algo que se tornou tendência, mas de reavivar este dress code como símbolo de irreverência e quebra de paradigmas, fez esta coleção numa perspetiva de influenciar mulheres a quebrarem ideais que foram sempre assumidos como certos e a serem parte duma mudança que pode começar com uma, aparente, simples mudança de dress code, como o uso duma gravata.
“Na Emblazer acreditamos que a forma como nos vestimos é uma forma de comunicação e expressão individual silenciosa”, afirma.
A escolha do espaço para a sessão fotográfica desta coleção decorreu no centenário alfabarrista Moreira da Costa, no coração do Porto, por ser um espaço icónico na cidade, por toda a sua história e legado que preserva diariamente junto dos clientes.
Quanto aos blazers, os preços começam nos 245€, mas também pode encontrar outras peças como coletes (a partir de 185€), calças elegantes (entre 95€ e 115€) e bermudas (entre 65€ e 90€).
Pode comprar a coleção no site. Se quiser conhecer as peças ao vivo, saiba que este fim de semana a marca vai estar no mercado de primavera do Village by Boa no coração do Porto.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças do catálogo.