Desde 25 de fevereiro, na Rua Sá da Bandeira, no Porto, há um novo ponto de paragem obrigatória para quem gosta de andar sempre a par das últimas tendências. Falamos da Viela, marca de roupa direcionada para a moda feminina que nasceu no ano de 2015, em Guimarães, pelas mãos de Mafalda Santoalha e Filipe Macedo. O gosto comum da dupla de amigos por esta área fez com que criassem o projeto.
Apesar de, até agora, só dispor de um espaço físico, a Viela fez questão de se dar a conhecer para além das fronteiras da cidade minhota através da participação em mercados de lifestyle no Porto e em Lisboa. Em Guimarães, promovem-se ainda, desde 2019, no In Market — a próxima edição acontece a 10 de abril —, que criaram com o objetivo de reunir as marcas mais trendy e criativas do concelho, explicam os responsáveis à NiT.
Devido à popularidade que atingiram através das redes sociais e das vendas onlines, chegaram rapidamente a outros pontos do País. As peças da insígnia tornaram-se presença assídua nos armários de figuras conhecidas do grande público, das influencers Madalena Abecasis e Patrícia Claro às atrizes Jessica Athayde e Sofia Ribeiro.
A disseminação do coronavírus veio reforçar a aposta no digital. “Com o início da pandemia, sentimos uma grande necessidade de criar uma loja online e multiplicar as nossas estratégias de marketing e publicidade”. A loja virtual ficou disponível em julho de 2020. Até então, era no Facebook e Instagram que realizavam as vendas.
O sucesso nos canais digitais não impediu a dupla de agarrar a oportunidade de se instalar noutro local físico quando a oportunidade apareceu, até porque “o cliente continua a ter preferência por ver os artigos ao vivo”. Esta possibilidade surgiu a meio de 2021 e foi “avaliada qual a cidade que faria mais sentido para começar esta nova jornada, e o Porto foi a escolha”, dizem.
Numa loja que conserva os traços da primeira, ou seja, bastante “clean” e com “muita luz”, a proposta é a mesma de sempre, vitoriosa até agora. “Levar aos clientes as melhores tendências de cada estação” e promover “o lançamento de novos artigos a cada semana”, o que lhes permite ter uma relação de “grande proximidade e fidelidade” com o público.
Carregue na galeria e descubra algumas das peças que pode encontrar na loja portuense. As opções incluem conjuntos de malha, vestidos tendência, casacos, blusas e calçado. Todas aliam a elegância ao conforto.