A primavera está quase a chegar e com ela a nova coleção da portuense Sopro. A marca de joalharia está a lançar a Parfum, que se inspira na natureza juntando elementos da perfumaria.
Calma, a ideia não é tão complexa como possa parecer. As coleções da Sopro inspiram-se sempre na natureza — como as estações do ano ou o mar —, que apaixona a sua criadora, Andreia Quelhas Lima. Desta vez, a natureza está representada pelas flores e as suas fragrâncias, que se materializam nas cores das pedras usadas. A estas junta-se o mundo da perfumaria através dos seus frascos de design mais ousado e vintage que fazem parte do imaginário da artista.
“Tenho um pai que é coletor de coisas e tenho vários frascos antigos, vintage. Havia um frasco de perfume vintage francês que adorava, parecia um tubo de ensaio e entre as plantas e o frasco surgiram sinergias”, começa por explicar à New in Porto.
Associou a cada flor uma fragrância e uma cor e com isso começou a pensar nas pedras que iria usar para a coleção. Cada uma delas é escolhida cuidadosamente e lapidada à mão. É por isso que todo o processo de criação pode levar vários meses.
Para esta coleção, Parfum, decidiu que cada pedra iria corresponder a uma flor, o que juntando todas as flores criaria um bouquet. A isto tudo juntaram-se ainda elementos como um pequeno frasco de perfume e um borrifador, presentes em colares da coleção.

Assim, pode esperar encontrar nesta nova coleção elementos de flores como a rosa, a flor de laranjeira, o eucalipto, o narciso ou a lavanda. Isto traduz-se em tons como o madre-pérola, o rosa, o azul, o verde ou o laranja.
Um dos segredos desta coleção esconde-se nos detalhes como o facto de os brincos estarem pensados para serem vistos de ambos os lados ou de haver peças que combinam as várias pedras. Na coleção há brincos, colares, anéis e pulseiras que podem ser usados individualmente ou em conjunto com outras peças, conforme queira um look mais ou menos chamativo.
“Gosto muito de trabalhar para o cliente, por isso sempre quis produzir objetos que fossem efetivamente práticos, coleções que pudessem adornar a mulher desde um objeto muito simples até um objeto bastante mais rebuscado, que preenchessem a noite e o dia ou desse para trabalhar mas também jantar fora e coleções onde pudéssemos conjugar peças de diferentes tipos”, aponta Andreia.
Esta nova coleção será lançada no site da Sopro no final de março, com a chegada da primavera. Como habitual, os preços das peças estarão compreendidos entre os 50€ e os 200€, aproximadamente.
A Sopro foi criada em 2011 por Andreia, de 47 anos, e tem vindo a ganhar mais expressão nos últimos seis anos. Formada em escultura, foi quando foi estudar para Itália que descobriu na joalharia a sua grande paixão. Começou por trabalhar para clientes particulares e até chegou a ter uma escola de joalharia em sociedade.
“Desde há seis anos foi quando ganhei um bocadinho mais de autonomia porque não era tão fácil tendo a escola ao mesmo tempo. Só a partir dessa altura é que tive a loja online, comecei a fazer feiras internacionais e geri como era o meu sonho”, conta ainda.
Enquanto espera pela oportunidade de comprar as peças no site da marca, carregue na galeria para conhecer os detalhes da Parfum.