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Nova loja do Porto é um paraíso para os fãs de design de interiores

A Azulaico inaugurou uma flagship store no Porto a 5 de dezembro. É a quinta do País. Alia arte, arquitetura e tradição.
O paraíso das cerâmicas (e não só) no Porto.

A Azulaico, inaugurou no dia 5 de dezembro do ano passado, uma nova flagship store numa das zonas mais nobres do Porto, a Boavista. O espaço, com cerca de 200 metros quadrados, reúne a “maior oferta do País” em cerâmica, apresentada de uma forma inovadora, oferecendo uma fusão entre design, arte e cultura, com obras criadas exclusivamente para a loja.

Tudo começou em 1986, na Lixa, no norte de Portugal. António Magalhães é o fundador da empresa que inicialmente se dedicava à construção e decoração para habitações e, posteriormente, decidiu especializar-se no design de interiores. Prudência Cunha, a mulher, juntou-se ao projeto e ambos se inspiraram nas suas viagens para trazer artigos e materiais a Portugal que ainda não existiam. Com a ajuda de alguns arquitetos e designers de interiores, conseguiram o know-how necessário para entrar no mercado com produtos e marcas topo de gama para cozinhas, casas de banho, revestimentos e pavimentos em cerâmica.

“O grande objetivo era — e é — ajudar as pessoas a criar algo diferente nas suas casas, algo que se identificasse com a sua personalidade”, começa por contar à NiP, Óscar Magalhães, filho dos fundadores e atual diretor da empresa, que lidera junto da sua irmã, Rita.

Naturalmente, a primeira loja ajudava as pessoas da Lixa, daí o espaço ter sido instalado nessa cidade. Em 2004, é construída uma segunda loja e centro logístico em Lousada, que permitia ter mais espaço para stock, de forma a assegurar maior capacidade de resposta e rapidez aos pedidos dos clientes. Em 2013, Óscar e Rita assumem lugar na liderança da empresa.

“Foi neste momento que começámos a investir em sustentabilidade, a partir de parceiros e fornecedores com materiais mais sustentáveis e que, no processo, tivessem menos impacto no ambiente. Posteriormente, esta tornou-se uma filosofia assente na atividade da empresa”, explicam.

Em 2024, o grande foco foi reposicionar a Azulaico como marca de luxo, direcionada para o segmento premium, enquanto trabalhavam na construção de um espaço que aliasse arquitetura e arte, especialmente dedicado a arquitetos, designers de interiores e criativos, isto é, a loja do Porto, que junto dos outros quatro espaços da marca, viria a totalizar mais de cinco mil metros de exposição, contando ainda com pelo menos 80 funcionários.

“[A Azulaico] chega agora à cosmopolita cidade do Porto para redefinir os padrões do design de interiores, com a maior oferta de cerâmicas de revestimento exclusivo e artigos de banho únicos. A [nossa] ideia sempre foi a de instalar o novo espaço numa das artérias principais da cidade do Porto, numa zona premium. A mensagem que recebíamos continuamente, por parte do nosso target, era a de que a cidade do Porto já precisava de um espaço que funcionasse como um laboratório criativo, especialmente dedicado aos profissionais da área”, defende.

Nesse sentido, mais do que ser apenas uma loja concebida para a exposição de artigos de banho e cerâmicas de revestimento de um universo de marcas de alta gama, nacionais e internacionais, a Azulaico do Porto apresenta um conceito inovador, ao aliar a essência de uma galeria de arte a um laboratório criativo para arquitetos e designers. Isto é, o espaço divide-se em dois, com uma bancada expositiva e um laboratório onde os profissionais podem experimentar e combinar produtos em contextos reais do projeto, explorando novas possibilidades e desenvolvendo soluções para todos os clientes.

Contudo, a loja tem uma grande ligação à herança e tradição da empresa, com o intuito de homenageá-la. “A loja adota uma linguagem arquitetónica apurada e minimalista. Mas é na relação com o passado que o projeto ganha uma dimensão única. Os três tetos abobadados, que percorrem longitudinalmente as montras, são um tributo ao legado da Azulacio, evocando simultaneamente a tradição e a vanguarda da marca, enfatizando deste modo o carácter atemporal do espaço”, defende o diretor.

Existem outros detalhes, como os arcos que se conseguem ver a partir do exterior, já que o arco simboliza a génese da arquitetura. Até ao momento, contam com a maior exposição de cerâmicas em loja no País. Para Óscar e Rita, é motivo de orgulho, visto que conseguem trazer o toque, o sentir do material, através da apresentação de moodboards físicos que fazem parte da experiência que só os visitantes da loja podem ter.

“Imaginámos este espaço como um destino onde os nossos clientes podem explorar e descobrir peças que não apenas elevam os seus projetos, mas também contam histórias apaixonantes e originais sobre inovação, modernidade e design”, reforça.

A loja apresenta peças exclusivas e oferece uma experiência imersiva como uma verdadeira galeria de arte, sendo um destino obrigatório para os entusiastas do design, arquitetos e até colecionadores. O projeto foi desenhado pelos arquitetos Fernando Coelho e Miguel Diogo e tem peças icónicas de nomes como Patricia Urquiola, Marco Zanuso, Jasper Morrison e Hannes Wettstein. Todavia, destacam-se peças como a “Vita” da marca Gessi, trata-se de uma torneira sustentável que permite reduzir o uso de plástico, água e energia, fornecendo água lisa e gaseificada.

Em exposição única no País está a “Cava”, com design do Studio Monica Graffeo, uma peça intemporal e exclusiva que surge da combinação do conceito de ânfora, um objeto de memória projetado para conter água em mármore. Ou então as colunas de chuveiro “Axor”, desenvolvidas em colaboração com Philippe Starck, que apresentam um estilo estético, durável e minimalista, mas na operação, são precisas e celebrar o luxo da água e o prazer de tomar banho ao ar livre. 

Pode consultar no site da marca os serviços disponíveis, bem como a diversidade de produtos que por lá pode mandar fazer. Os preços são sob consulta, pois variam de projeto para projeto.

“Para todos os que estão a pensar iniciar o novo ano com uma remodelação ou renovação na sua casa, para conseguir um espaço único e personalizado, a Azulaico oferece uma curadoria das melhores marcas e materiais premium do mercado do design de interiores nos cerâmicos de revestimento e banho”, recorda Óscar.

Carregue na galeria para conhecer a nova loja da Azulaico no Porto, bem como alguns dos produtos e materiais que pode lá encontrar. A estação de metro de Casa da Música fica próxima do espaço.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. da Boavista, 3499
    4100-139 Massarelos
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 10h às 13h e das 14h às 19h

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