compras

Novo vestido da Zara inspirado nos anos 70 vai ser o “queridinho” da estação

O desenho estampado é uma versão moderna do padrão dos anos 70. É acetinado, fluido e disfarça as inseguranças na cintura.
Criada em 1974.

Os hippies até podiam preferir viver à margem da sociedade, mas não deixaram de influenciar as massas com o seu estilo. Durante os anos 70, época de grande expressão individual, muitos procuravam novas maneiras de se destacarem. Uma delas foram os padrões geométricos, que surgiam com cores vibrantes e formas abstratas.

Vivia-se uma época em direção a uma estética mais ousada e os vestidos eram uma manifestação disso mesmo. Estes padrões não só complementavam os tecidos brilhantes que marcaram a década, como também combinavam na perfeição com as silhuetas fluidas que estavam por todo o lado.

Nos últimos tempos, a máquina do tempo levou-nos dos anos 80 (através das saias) aos anos 2000 (graças às calças). Isso não significa que as tendências das décadas anteriores estejam a ser esquecidas. A Zara sabe-o e por isso decidiu modernizar o estilo e adaptá-lo às necessidades de uma mulher contemporânea.

O modelo destaca-se imediatamente pelo estampado geométrico, com uma mistura de círculos escuros e flores abstratas num tecido verde. Do efeito ligeiramente brilhante do tecido acetinado à modelagem fluida, recupera muitos dos elementos que marcavam as propostas dos anos 70. Mas não parece antiquada.

Com uma gola de abas e manga comprida, o modelo junta um lado mais descontraído com pormenores de classe. É o caso do detalhe das pregas frontais na zona da cintura, que também são uma vantagem na hora para as mulheres mais inseguras na hora de experimentar um vestido novo.

Um dos truques de styling é escolher uma cor dominante no padrão, como o preto ou o esverdeado, e escolher acessórios que correspondam a essas tonalidades. Pode ainda combinar com complementos neutros, como uma carteira, sapatos ou joias brancas, nude ou cinzentos.

As mais ousadas podem tentar combiná-lo com peças que apresentem outra estampa. Uma carteira ou uns sapatos floridos pode ser uma forma divertida de misturar os estilos, desde que haja uma cor ou elemento em comum entre eles.

O vestido custa 25,99€ no site da Zara. Está disponível entre os tamanhos XS e XL.

Os modelos de saias dos anos 80 também voltaram às tendências. Carregue na galeria para descobrir a seleção da NiT de modelos balão.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA