A incerteza e a degradação marcavam o dia-a-dia do icónico centro comercial portuense Brasília, aberto há 48 anos. No entanto, antes do ano terminar e mesmo a tempo do Natal, o shopping — ladeado pela Avenida da Boavista, a Rua de Júlio Dinis e a Praça Mouzinho de Albuquerque —, apresentou uma “cara lavada” e mais moderna para receber portuenses e não só.
Tem um título de peso: é o centro comercial mais antigo da Península Ibérica. E, tal como cantava Rui Veloso na “Rapariguinha do Shopping”, foi o primeiro espaço do género a ter escadas rolantes na cidade. Em janeiro de 2023, e sem fechar as portas, arrancaram as muito aguardadas obras de requalificação. Com a conclusão prevista para junho, só este mês é que estiveram prontas.
Para assinalar este novo marco na história do centro comercial, o mesmo organizou um dia de festa, que vai acontecer já este sábado, 30 de novembro. A programação é de entrada livre, e inclui música, dança e, claro, iniciativas ligadas ao Natal.
O evento começa pelas 10 horas, com uma oficina de impressão em gelatina com Ana Torrie. Às 11h30, há lugar para um teatro de marionetas para os miúdos, com a história “O Nabo Gigante”. Pelas 13 horas, pode participar numa aula de Forró para iniciantes e, às 16h30, a praça central recebe o concerto “Tanto Bate Até Que… Samba”.
Será a melhor forma para conhecer todas as novidades do espaço. “Procurou-se, em resumo, reinventar a imagem do centro comercial e das suas lojas, sem esquecer a memória tão presente no local, apenas com o intuito de torná-lo mais atrativo e, de novo, uma referência na cidade”, defende a direção do centro comercial, em comunicado enviado à redação.
“O objetivo primordial centrou-se na intenção de desenvolver espaços diferenciadores e marcantes, que revelem, ao mesmo tempo, uma eficaz integração com a envolvente e o meio físico, social, cultural e económico onde este equipamento se encontra integrado, assim como uma forte relação com a comunidade portuense, da qual faz parte desde 1976”, afirma.
A empreitada dividiu-se em três fases, que incluíram a substituição integral de tetos falsos e uma melhor iluminação dos corredores. Além disso, o espaço ganhou uma acolhedora praça central e melhores condições no geral, tornando-se mais acolhedor aos seus visitantes. Houve um compromisso por reforçar a sinalética nos oito pisos do centro comercial, bem como remodelar, na totalidade, as casas de banho. Foram ainda colocados painéis solares, num esforço por tornar o Shopping Brasília, mais sustentável.
“A criação deste ponto de encontro (praça central) visa pôr o Brasília na rotina dos portuenses. Para reforçar isto, ainda condicionamos mais espaços para a criação de novos comércios, espaços de lazer e trabalho, bem como zonas de refeição que também vão servir de palco para criar novas dinâmicas para a população, com a realização de performances de música e artes”, sublinham.
Ao todo, o Shopping Brasília tem cerca de 21.500 metros quadrados de lojas e 12.500 metros quadrados de escritórios, que também foram alvo de intervenção para serem modernizados. A empreitada teve um custo total de 500 mil euros.
Ver esta publicación en Instagram
O centro comercial conta agora com acesso a wi-fi gratuito nas áreas comuns. Além disso, as várias zonas do shopping estão interligadas, levando os visitantes a diferentes pontos do espaço. A primeira zona, de quem entra pela rotunda da Boavista, estende-se até à área central. Caracteriza-se por ter um ambiente mais histórico, gracioso e elegante, com lojas de vestuário infantil, calçado, acessórios, dando prioridade às marcas portuguesas como a Josefinas ou a Sobri.
Na segunda zona (quem entra pela Rua da Boavista) engloba a parte maior do edifício, com uma área mais centrada no meio artístico. Por lá vai encontrar lojas de comics, estúdios de arte e espaços para os estudantes das faculdades próximas poderem estudar.
A terceira e última zona (pela entrada da Rua Luís Veiga Leitão), é mais industrial, destinada sobretudo à restauração. O espaço conta com bastante iluminação natural e tem ligação direta ao terraço panorâmico no último andar, antigamente um campo de ténis.
O objetivo desta última área, será ainda servir de palco a lojas não massificadas, mas sim pop-ups ligadas à gastronomia, como conservas, vinhos e chocolate. Haverá ainda lugar também para a moda infantil, feminina e masculina, assim como espaços de cowork para os estudantes darem uma nova vida ao Brasília.
Todavia, quem visita o Brasília, ainda irá reconhecer traços da sua história que o tornaram uma referência entre os portuenses, como as míticas escadas rolantes e os famosos espelhos de bronze, nas traseiras do espaço. E como as boas notícias nunca vêm só, saiba que o Mercado do Contra, terá a sua primeira edição também no sábado, dia 30, no centro comercial. Trata-se de uma feirinha dedicada à arte e que também pode visitar de forma gratuita.
Apesar do centro comercial contar com parque de estacionamento nas proximidades, se quiser ir em transportes públicos, a estação de metro de Casa da Música, deixa-o a poucos passos do Braília.