Margarida Miranda e Catarina Ribeiro são primas e, desde miúdas, que sonhavam ter um projeto em conjunto. Uma arquiteta e outra gestora de eventos, decidiram juntar a arte à vontade de inovar e assim nasceu a Bhoomi, que significa “terra” em hindi. As primeiras experiências para criarem a sua própria marca de bijuteria começaram na pandemia de Covid-19.
A dupla de 33 anos tem um carinho profundo pelo meio ambiente e foi assim que começou a brincar com as folhas de chá e especiarias que tinham em casa. O pimentão e o gengibre acabaram por tornar-se autênticas peças de arte, em forma de anéis, colares e brincos.
Depois de muitos testes, definiram a resina como o ingrediente base para as peças. As verdadeiras protagonistas, sejam especiarias, folhas de chá ou mesmo a areia das nossas praias ou a borra do café e a farinha, é que tornam as peças diferentes. Até porque são estas matérias-primas que dão cor (e vida) à bijuteria.
“Desde o primeiro momento, soubemos que queríamos algo diferente e que, acima de tudo, respeitasse a terra. No final de contas, é a terra que nos oferece um ecossistema de possibilidades”, contam as primas à NiP. Contudo, esta ambição de um projeto em conjunto ganhou uma outra dimensão quando, em 2023, a dupla decidiu criar um espaço que celebrasse todas as marcas locais e nacionais num único espaço no Porto.
Foi assim que nasceu o Ohana Market. Inspirado pelo conceito de união, o termo “Ohana” — que significa família em havaiano — reflete precisamente o conceito que as fundadoras querem transmitir em cada evento: um local que recebe todas as famílias e faz com que sintam parte de algo especial.
Na terça-feira, 18 de fevereiro, as primas partilharam com a New in Porto que a partir do próximo sábado, 1 de março, vão marcar presença num novo espaço na cidade, o Condomínio do Bonjardim, que para além de ser um empreendimento turístico e de habitação privada, tem diversos espaços comerciais como brunches, cafés e supermercados.

“Com um novo ar e renovado de espírito, este local promete ser um ponto de encontro para os amantes de marcas de autor, cultura e lazer. Continuamos a nossa missão de dar palco a marcas de autor, proporcionando um ambiente único onde os visitantes podem conhecer produtos exclusivos, desfrutar de momentos de lazer e descobrir novas tendências”, defendem as fundadoras da Bhoomi e do Ohana Market.
Com entrada gratuita, este mercado é um convite aberto a todos para passear pelo coração do Porto e viver uma “experiência autêntica e inspiradora”. Em 2024, o mercado reuniu mais de 400 marcas únicas, oferecendo uma seleção variada de produtos originais, artesanais e de alta qualidade. Com edições em todos os fins de semana do mês, já passou por locais icónicos do Porto, como a Praça das Cardosas, a Garagem Passos Manuel, a Casa da Beira Alta e agora o Condomínio do Bonjardim.
“Valorizar e dar visibilidade a pequenas marcas nacionais, promover o talento e incentivar todos os que nos visitam a descobrirem algo novo, autêntico e especial é a nossa principal motivação. No Ohana Market, damos espaço ao melhor que se faz no Porto e no País. Seja para encontrar uma peça única ou simplesmente desfrutar de um dia diferente, o Ohana Market é o sítio certo. No ano passado foram mais de 117 dias de mercados, este ano vamos por mais”, finalizam.
O que torna o Ohana Market especial?
Este mercadinho portuense é para todos os membros da família. Para os amantes de joalharia, há peças únicas feitas à mão, perfeitas para um presente especial ou para elevar um visual em qualquer ocasião, como a Bhoomi ou a Rosa Rita. Já para quem quer criar um ambiente relaxante ou romântico em casa, há velas artesanais com aromas irresistíveis para uma casa mais cozy, como as da Candless.
Para os que adoram histórias, há ilustrações e livros de autor para surpreender quem também ama cultura, para além de ser a oportunidade ideal para conhecer o trabalho de artistas e artesãos locais, como o de Alexandre Carvalo.
Já para os apaixonados por moda, o que não faltam são propostas de acessórios e vestuário sustentáveis, mas cheios de pinta como as propostas da The Salty Circle. E há ainda espaço para os gulosos, com doces irresistíveis e bebidas, desde mini panquecas à ginjinha. O Ohana Market é o mercado de autor que celebra a criatividade e a sustentabilidade em vários locais no coração do Porto, com sugestões para tornar o mês mais animado.
Para além de juntar marcas de autor com produtos exclusivos, a sustentabilidade é um valor fundamental neste evento, juntando marcas e coleções que priorizam as escolhas conscientes e ecológicas.
Espreite a lista abaixo para saber as datas do mercado até julho. A entrada é sempre gratuita e decorre das 10 às 19 horas. A estação de metro dos Aliados é a mais próxima das quatro localizações do mercado.
Março — 1 e 2, 6 a 10, 13 a 17, 20 a 24 e, 29 e 30.
Abril — 5 e 6, 11 a 19 e, 21 a 28.
Maio — 2 a 4, 8 a 19, 23 a 25 e, 29 a 31.
Junho — 1 a 3, 6 a 8, 12 a 16, 20 a 24 e, 26 a 30.
Julho — 1 a 8, 11 a 13, 18 a 20 e, 24 a 31.