Nos últimos anos temos assistido a um crescimento da consciência ambiental e com isso ao surgimento de vários produtos que usam menos plásticos, como é o caso dos champôs sólidos. O produto é a grande estrela da Shaeco, que acaba de lançar uma novidade dedicada às mulheres.
Foi precisamente a 8 de março, Dia da Mulher, que a marca lançou a sua nova barra de higiene íntima, a Gentle Touch. Como é habitual na marca, é um produto de origem vegetal, vegano, cruelty free e pensado para cuidar da saúde íntima diariamente. Com fabrico nacional, como os restantes produtos da Shaeco, não tem fragrância e apresenta um pH que respeita a zona íntima feminina enquanto limpa de forma delicada mas eficaz. O objetivo é que ajude também a prevenir irritações, infeções e odores indesejáveis, ao mesmo tempo que pode ser usado em qualquer altura, mesmo durante a menstruação, a gravidez ou a amamentação.
“É um produto pensado por mulheres para mulheres e basicamente surgiu no nosso portfólio depois de conversarmos com clientes nossas”, conta à New in Porto a CEO da marca, Vera Maia. Este contacto é aliás um hábito que criaram e por isso mantêm a atenção àquilo que são as necessidades e preferências dos clientes. Com isto, a ideia é que possam corresponder às expectativas e saber o que valorizam os clientes.
Lançada em abril de 2020 mas pensada cerca de 18 meses antes, a ideia foi surgindo ao mesmo tempo que Vera foi mãe pela primeira vez. Com 37 anos, trabalhou na área da moda e das vendas em e-commerce, o que lhe deixou a vontade de querer criar o próprio negócio.
“Venho da indústria da moda, que é uma indústria altamente poluente e com muito desperdício. Eu própria era muito consumista mas, com o nascimento do bebé, passei a ter outras preocupações”, diz, acrescentando: “Passei a usar o champô sólido de outras marcas mas não gostava do resultado final daquilo que encontrava no mercado. Então pensei que já que vinha das vendas online, fazia-me sentido ter o meu próprio projeto e procurei quem me pudesse ajudar no desenvolvimento dos produtos”.
Começaram com o champô sólido e a caixa de cortiça para transporte e hoje em dia têm um grande portfólio de produtos, que inclui opções como condicionador, produtos para homens e miúdos e até hidratantes. Tudo em barra, o que se destaca pela praticidade até para viajar ou levar para o ginásio. “Temos oferta para toda a família, que é algo menos comum”, aponta.
Além da variedade de produtos disponíveis, a marca destaca-se pela produção nacional e pelo facto de tentar reduzir ao máximo o impacto dos seus produtos desde a origem dos ingredientes.