compras

O Ohana Market está de regresso com mais uma edição natalícia

Ao longo do mês de dezembro, o mercado vai encher de magia — e presentes — vários espaços portuenses. A entrada é gratuita.
O mercadinho já é um sucesso no Porto.

O Natal é a melhor altura do ano e serve sempre como desculpa para juntarmos a família e os amigos, fazer maratonas dos nossos filmes favoritos acompanhadas por chocolate quente e ir às compras, claro. Margarida Miranda e Catarina Ribeiro são primas e, desde miúdas, que sonhavam ter um projeto em conjunto. As duas, uma arquiteta e outra gestora de eventos, decidiram juntar a arte à vontade de inovar e assim nasceu a Bhoomi, que significa “terra” na língua hindi.

Depois de, durante a pandemia, as primas de 33 anos terem criado a sua marca, decidiram lançar, em 2023, o Ohana Market, um mercado pop-up de pequenos produtores e marcas nacionais feito por e para as famílias. A iniciativa já se tornou famosa na cidade, tendo edições mensais em pontos emblemáticos como a Praça das Cardosas e a Garagem Passos Manuel.

Pelo segundo ano consecutivo, as responsáveis regressam com a edição natalícia do evento. Os primeiros dois dias do mercado de Natal arrancam no Coliseu Porto Ageas, de 30 de novembro a 1 de dezembro, sábado e domingo. O mesmo contará com algumas surpresas e dará a conhecer marcas nacionais com produtos diferentes, únicos e originais.

Para inaugurar a segunda edição do mercado de Natal da Ohana, a violinista Noa marcará presença no sábado. Já no domingo, será a vez de Raquel Signoreli garantir a animação.

Catarina e Margarida, as primas detrás do Ohana Market.

Até 23 de dezembro, poderá encontrar o Ohana Market em outros pontos da cidade. No fim de semana de 6 e 8 de dezembro, o evento acontecerá na Praça das Cardosas. Já de 15 a 23 de dezembro, domingo a segunda-feira, o mercadinho urbano decorrerá na Casa Beira Alta, na Rua de Santa Catarina. A violinista Noa voltará a juntar-se nesta ocasião.

“Ohana” significa família e conexão, refletindo o espírito destes mercados de Natal que celebram marcas locais e nacionais e procuram criar laços e momentos únicos para partilhar em família. 

“Desde o mercado de Natal em si até às experiências interativas, apenas queremos que a magia natalícia esteja presente em vários locais emblemáticos do Porto. Este ano, três espaços únicos acolhem momentos inesquecíveis, trazendo artesanato, gastronomia, atividades culturais e animação para todas as idades”, defendem as organizadoras.

Visitar estes mercadinhos é a oportunidade ideal para riscar alguns presentes da lista — para além de estar a apoiar artesãos locais. Desde cerâmica, moda para miúdos e adultos, calçado, joalharia e bem-estar, são vários os produtores que vão ter o seu stand com propostas para todos.

Para quem gosta de usar acessórios como uma extensão da sua personalidade, a Bhoomi será a banca certa para começar a visita ao Ohana Market, pois conta com diferentes matérias-primas, desde café, areia ou papel de alumínio, brincos, colares e anéis trendy e sustentáveis. Aqueles que preferem acessórios mais delicados têm a marca Fátima Oliveira Joalheira, que faz nascer peças de joalharia únicas a partir do latão.

Os fashionistas podem contar com a presença da Angurä, uma marca que se preocupa com o mundo e quer ajudar a torná-lo num sítio melhor. Na vertente de decoração e bem-estar estará a Candless, com velas que, graças aos seus aromas, se transformam em experiências de harmonia.

Os mercados acontecerão ao longo de todo o dia, das 11 às 19 horas, com entrada gratuita. A estação de metro de São Bento fica perto da Praça das Cardosas, bem como do Coliseu do Porto. Já a estação de metro do Bolhão é a mais próxima da Casa Beira Alta.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA