Durante a pandemia, vários negócios que estavam na gaveta viram a luz do dia. Foi o caso da Elise, o projeto de Juliana Ribeiro, pensado numa lógica de prolongar o ciclo de vida do vestuário. Agora, até ao próximo dia 12 de novembro, poderá conhecer as propostas para outono e inverno da marca, no centro comercial Parque Nascente.
Juliana Ribeiro esteve sempre ligada ao marketing de moda. Na altura da Covid-19, enquanto criava conteúdo para outras marcas, começou a vender algumas peças do seu armário. Como reparou que havia uma grande procura por peças em segunda mão, lançou a marca Elise.
“A indústria têxtil é um dos setores mais poluentes do mundo. Penso que o lançamento da marca ajuda a promover melhores práticas ambientais assim como o upcycling e a economia circular, mas também existe um nicho de pessoas que procura este tipo de conceitos em centros comerciais e simplesmente não se encontra”, explica à New in Porto. A criadora de conteúdos de 27 anos foi a vencedora da edição do programa “Incubação de Retalho”, promovido pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais, dedicado a projetos inovadores online e que pretendem materializar o negócio na componente física, sobretudo no comércio em ambiente de centro comercial.
Entre a oferta da marca, há sobretudo peças vintage, mas também várias marcas do segmento de luxo a preços mais acessíveis, assim como peças antigas ou exclusivas mais difíceis de encontrar e procuradas por um público em específico. “Existem pessoas que têm um estilo muito próprio ou procuram algumas peças em específico, seja para uma ocasião especial ou até para o dia a dia, e nas lojas massificadas ou de fast fashion são difíceis de encontrar. Já as marcas ou lojas de peças em segunda mão facilitam a procura de certas peças ou a manutenção de um estilo específico”, sublinha.
Joana Rocha, diretora do centro comercial, refere que esta pop-up com peças em segunda mão e artigos vintage e exclusivos se insere “dentro daquilo que é a orientação para a sustentabilidade que distingue o Parque Nascente”, acrescentando que se trata de “um projeto exemplar de como os canais online e offline podem convergir, tendo em consideração que esta foi uma marca que surgiu primeiramente online e que está a apostar em divulgar a sua proposta de valor num espaço físico para criar uma maior proximidade com os seus clientes”.
Embora a ideia seja a pop-up store ficar no centro comercial Parque Nascente até 12 de novembro, a fundadora do projeto revelou à NiP estar a trabalhar para estender o contrato até dezembro e, claro, regressar para o ano. Todavia, não se trata do primeiro salto físico da marca, que em janeiro passou a ter o seu primeiro ponto de venda na loja Intermarché de Barcelos e, segundo admite Juliana Ribeiro, esta parceria com o Grupo Os Mosqueteiros, será reproduzida noutras lojas.
Se quiser contribuir para o projeto, a equipa está sempre disponível para esclarecer as dúvidas existentes e proporcionar qualquer apoio durante o processo, que é bastante simples. Pode entrar em contacto através das redes sociais da Elise e, de seguida, a equipa procederá à recolha e à avaliação das peças, assim como a eventual compra das mesmas se forem aprovadas e depois revendidas.
Se quiser visitar a pop-up enquanto está no Parque Nascente, saiba que se encontra no segundo piso, em frente à Primor. A estação de metro da Levada fica a escassos metros do centro comercial.
Carregue ainda na galeria para conhecer a oferta da marca para a nova estação.