compras

Porto recebe primeira fashion week sustentável

Além do desfile de moda, entre os dias 13 e 14 de setembro, decorre a segunda edição do concurso Inovação na Moda Sustentável.
A iniciativa promove práticas éticas e sustentáveis.

A Etikway, incubadora de moda e projetos sustentáveis, irá realizar nos próximos dias 13 e 14 de setembro a sua primeira fashion week, assim como a segunda edição do concurso Inovação na Moda Sustentável “Imagine The Etikway” e o lançamento do prémio Inovação & Impacto Ambiental. Depois da passagem no Porto, é a vez de Lisboa ser o palco deste desfile de moda sustentável, no próximo dia 22 de setembro, sexta-feira.

A iniciativa visa incentivar a criação de vestuário de forma não só sustentável, mas com ética. Além disso, promove a divulgação de novos materiais e processos desenvolvidos nos últimos anos na área da slow fashion. Este ano, a Etikway irá atribuir dois prémios, iniciando assim a sua primeira Fashion Week entre as cidades de Porto e Lisboa.

No dia 13 de setembro, quarta-feira, no Porto, decorre a apresentação dos projetos pelos designers candidatos. No dia seguinte, quinta-feira, 14, irá relizar-se o desfile de moda e o apuramento dos vencedores para o Prémio Inovação & Impacto Socio-Económico no Modtíssimo, com apresentação da fundadora da Etikway Lucie Gomes e da comunicadora Isabel Silva.

Na semana seguinte, na sexta-feira, 22, o Prémio Inovação & Impacto Ambiental, que decorerrá na terceira Conferência Portuguesa do Lixo Marinho e Microplásticos, no Pavilhão do Conhecimento, apresenta também o desfile de moda dos participantes.

Entre o painel de jurados estará Mónica Neto do Portugal Fashion, representantes do CITEVE, Modtíssimo, Associação Portuguesa do Lixo Marinho e representantes de Universidades de Design de Moda.

Os designers interessados podem ainda candidatar-se através do email contact@nulletikway.com com um projeto original de vestuário, utilizando materiais orgânicos e reciclados com certificação externa ou técnicas de upcycling.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA