compras

Portugal Fashion: com um só look, Ana apoiou o upcycling e os jovens criadores

A jovem aproveitou o evento, que decorre no Porto desde 14 de março, para mostrar uma parceria entre a MyCloma e a Escola de Moda do Porto.
Com propósito.

Está a decorrer mais uma edição do Portugal Fashion e os looks têm desfilado dentro e fora das passarelas. Se lá dentro mandam as ideias dos designers e aquilo que consideram que vai ser tendência entre cores, forma e materiais, cá fora não há regras e cada um escolhe o sentido que deseja dar ao seu outfit.

Nesta sexta-feira, 17 de março, Ana Monteiro, de 22 anos, decidiu dar um verdadeiro propósito à roupa que escolheu levar. O conjunto de cabedal preto com um texto escrito a branco destacava-se por ser chamativo sem ser demasiado ousado ou extravagante, mas tinha na sua história mais do que apenas uma aparência interessante.

Ana é uma das fundadoras da MyCloma, a plataforma portuguesa de venda online de roupa em segunda mão, criada em 2020. A ideia era tentar diminuir o desperdício têxtil e contribuir para a sustentabilidade — e para o consumo consciente — dando nova vida a peças que pudessem estar paradas nos armários de cada um.

“Nós temos vários projetos ligados à sustentabilidade, um deles fizemos com a Escola de Moda do Porto (EMP), uma coleção de upcycling”, começa por explicar à New in Porto, acrescentando: “Escolhi estas duas peças, que são um conjunto, para usar no Portugal Fashion porque foram confecionadas pelos alunos da EMP”.

O look completo.

Assim, os alunos pegaram nas peças que já existiam mas não estavam em condições de serem utilizadas e deram-lhes uma nova vida. Neste processo de criação do conjunto, Ana explica que foram os alunos que “fizeram todo o processo criativo e o design e confeção das peças”.

A jovem tem várias peças compradas em segunda mão no seu armário e aposta nelas para este tipo de eventos com regularidade. No caso deste conjunto, garante que, mesmo que não soubesse a sua história, se o visse numa loja era capaz de comprá-lo.

“Neste sítio onde a indústria da moda está tão representada e os pequenos criadores, acho que é importante a sustentabilidade também estar presente e usar estas peças de upcycling que mostram que é possível ter outfits engraçados e trendy.”

Ana vai continuar a apostar no upcycling e na roupa em segunda mão, ainda assim, os conjuntos mais chamativos como este ficarão para ocasiões especiais. “Para o dia a dia acho que é um bocadinho irreverente de mais e chamativo, mas nestes eventos uso.”

Carregue na galeria para ver os detalhes deste look e descobrir outras opções de street style que têm passado pelo Portugal Fashion.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA