“Quando me pediam para fechar os olhos e pensar num sítio calmo, imaginava uma pradaria”, conta Jéssica Machado. Desde cedo, sentiu que encontrava na natureza não só a sensação de calma que precisava, mas também uma inspiração para toda a sua vida. “Permite-me perder completamente a noção do tempo. O nosso dia parece que tem de ter 40 horas, então transporto-me para este cenário em que estou a apreciar apenas as texturas, as cores ou as formas das árvores. Ajuda muito”. Este foi o pretexto para a jovem, de 28 anos, criar um projeto inspirado neste imaginário e levar a tal sensação para muito mais pessoas. No dia 25 de setembro, lançou oficialmente a Prarie, uma marca de tote bags ilustrados e fabricados à mão pela artista.
Licenciada em design de moda, pela Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, Jéssica descobriu esta paixão quando começou a trabalhar numa estamparia. E foi precisamente nessa casa que deu os primeiros passos na ilustração aplicada aos tecidos.
A certa altura, decidiu que queria transportar estes desenhos para algum tipo de produto e surgiu a ideia dos sacos de pano. “Aplicava-se na narrativa que queria para a marca por ser um produto sustentável e com alguma ligação à natureza.”
A criativa deu início a uma espécie de one-woman show. É ela que faz os moldes, cria a ilustrações e confeciona os produtos. No final, borda ainda o logótipo. “Sendo eu a responsável por tudo, consigo não ter grandes custos. Estando na estamparia, também não tenho mínimos”, diz à NiT.
Ainda assim, contou com a ajuda do namorado, o fotógrafo Filipe Martins, para dar vida às histórias que queria contar. “As tote bags não teriam o mesmo impacto sem estas imagens”.

Composta por quatro modelos — “A Pequena Casa na Pradaria”, “O Baile das Rosas”, “O Girassol Azul” e “Os Pássaros Camuflados” — todas as peças da coleção são feitas 100 por cento em algodão, para serem mais resistentes.
Um dos modelos da Prairie é inspirado na série “Little House on the Prairie”, que Jéssica Machado se recorda de ver com a mãe, quando era miúda. Juntou ao catálogo a paixão pelos campos de girassóis, a silhueta das rosas e a ideia dos pássaros como forma de “chamar à atenção para os pequenos pormenores.”
“Se regressarmos à nossa infância, ao momento em que éramos miúdos, vamos perceber que nos esquecemos de olhar para o mundo à nossa volta. É também por isso que a marca está a tentar vender este estilo de vida.”
Jéssica não quer ter coleções sazonais, prefere manter-se fiel à preocupação com a sustentabilidade. “Os produtos vão sair à medida que conseguirmos trazer novidades para o catálogo.”
Ainda assim, a fundadora da Prairie pretende acrescentar outros produtos ao catálogo. “Sendo designer de moda, pode fazer sentido explorar essa parte do meu percurso. Mas não queria ser só mais uma marca de roupa, não quero estar a meter mais produtos no mundo só porque sim.”
Mantendo este conceito, voltado para a paixão pela natureza e pela pradaria, a artista nascida no Porto sublinha que quer criar “um projeto poético”, capaz de contar novas histórias sobre este universo. “O próximo passo é escolher mais desenhos, mais ilustrações. Já estou a trabalhar nisso.”
Pode comprar todas as peças da Prairie no site da marca. Cada modelo custa 38€.
Carregue na galeria para conhecer os designs desta coleção criada por Jéssica Machado.

LET'S ROCK






