compras

Sempre sonhou em criar peças em cerâmica? Este atelier portuense ensina-lhe tudo

Joana Nogueira é responsável pelo Terra Boa, onde mensalmente organiza e dirige oficinas de cerâmica livre.
É livre de criar a peça que quiser.

Existem muitos trabalhos manuais que servem como terapia para algumas pessoas. Seja para lembranças, decoração ou utensílios, através da cerâmica podem criar-se peças diferentes e especiais. Se sempre quis saber mais sobre arte, temos boas notícias. Vem aí um workshop de cerâmica livre com Joana Nogueira. Nesta oficina, os participantes podem criar o que quiserem: uma personagem, um jarro, uma caneca, entre outros objetos.

“O interessante das oficinas livres é que um grupo de oito pessoas faz algo diferente e todos aprendem mais do que se estivessem a fazer o mesmo. Dá para perceber o que falhou e como poderia fazer melhor”, admite a artista à New in Porto, acrescentando: “Muitas das pessoas que compõem atualmente as minhas turmas começaram nestas oficinas livres e agora especializaram-se mais na área”.

A oficina acontece no seu atelier Terra Boa, que conta com três áreas distintas. Um espaço dedicado ao seu atelier pessoal, outro direcionado para as oficinas e workshops e o espaço comercial, que funciona por marcação e onde os interessados podem conhecer algumas das peças de Joana e comprá-las.

O atelier fica no número 832 da Avenida da França e ainda há vagas para participar nas oficinas, que decorrem nos dias 4 e 25 de novembro e 16 de dezembro, sempre aos sábados. Cada sessão decorre entre as 15 e as 18 horas e pode inscrever-se através do Instagram do atelier ou pelo email terraboa.atelier@nullgmail.com.

A participação tem um custo de 40€ por pessoa e inclui o material, cozeduras e seguro. “O processo inicia-se com a preparação e posterior modelação do barro. Pode ser feito com as mãos ou com ferramentas apropriadas para tal finalidade, que também ajudam a criar certas texturas na peça. O que se segue é a primeira cozedura depois do barro ter secado na totalidade. O passo final é pintar e vidrar e, por último, acontece uma segunda cozedura para fixar tudo”, explica.

Este último processo de secagem é o mais demorado. Por isso, Joana entra em contacto com os participantes da oficina, cerca de 15 dias a três semanas depois, para poderem ir ao atelier e levantarem a sua peça. Joana sempre esteve ligada às artes. É especializada em Cinema de Animação e, em 2016, participou num workshop de cerâmica, descobrindo assim uma nova paixão. Com a ajuda do seu companheiro, abriu o espaço Terra Boa em 2020. Lá consegue produzir mais e ter maior autonomia, aliando a sua paixão pelas artes ao ensino e formação.

“O trabalho pessoal é solitário, acabamos por passar muitas horas a trabalhar e com o atelier completamente vazio. Por isso, adoro fazer as oficinas e ter as minhas turmas, é uma lufada de ar fresco receber pessoas, aprender com eles, ter ideias frescas e ir além do que já sei fazer”, revela.

Pode sempre visitar as redes sociais do atelier para conhecer os projetos da artista, assim como acompanhar o calendário de oficinas e workshops, que é frequentemente atualizado. Se ficou com curiosidade em participar na oficina de cerâmica livre, saiba que a estação de metro da Casa da Música fica a poucos passos do atelier.

De seguida carregue na galeria para conhecer o trabalho da artista Joana Nogueira.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida da França, 832
    4250-375 Porto
  • HORÁRIO
  • Mediante marcação

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA