compras

Sunset Beach: a nova tendência de maquilhagem que recria o pôr do sol no rosto

Tudo começou com a influencer Alissa Janay, que decidiu dar criar a técnica do momento. É uma ode à natureza.
Uma técnica inovadora.

Golden hour. É a hora de ouro para capturar os melhores enquadramentos, porque se trata daquele período do dia em que iluminação natural é perfeita. No fundo, acontece quando pouco depois do pôr do sol (ou pouco antes do nascer, para os mais corajosos), quando o sol está ao nível do horizonte, criando o cenário ideal para fotógrafos e videógrafos. Cria uma estética muito mais apelativa para tudo o que é visto através de um ecrã, onde o céu se transforma numa enorme soft-box de iluminação, numa subtil transição entre a luz e a sombra.

E, se pudesse prolongar o fenómeno? Não se preocupe, já o pode fazer — e a solução está no TikTok. Com a nova tendência de beleza que explodiu na rede social já pode reproduzir a luz e os tons de fim de tarde no rosto.

A técnica sunset blush foi criada por Alissa Janay, uma influencer de maquilhagem. O vídeo onde mostra o passo a passo conta com mais de 8 milhões de visualizações — e já foi comentado por especialistas na matéria, como foi o caso de Nikkie de Jager, mais conhecida por Nikkiettutorials

A sunset blush requer três produtos, e a aplicação é relativamente simples para quem já tem alguma experiência no assunto. Porém, se ainda está a dar os primeiros passos no mundo da maquilhagem, provavelmente irá precisar de fazer algumas tentativas até acertar — mas não se preocupe, também há dicas para facilitar a vida desses casos.

O primeiro passo é aplicar um blush cor-de-rosa no ponto mais alto da bochecha, em direção às têmporas — onde normalmente aplicaria o iluminador. A seguir, coloca a mesma quantidade do produto cor de pêssego, ligeiramente mais abaixo. 

Por fim, e mais importante, aplique um iluminador dourado por cima dos blushes, na parte mais elevada das maçãs do rosto, onde a luz brilha mais. Trabalhe e esbata as cores até estar satisfeita com o resultado, e termine com um spray fixador.

Também é possível outra técnica alternativa, aplicando os três produtos em separado — indicado para quem tem pouca experiênciaa. Não se esqueça de adaptar as cores dos produtos ao seu tom de pele: se tiver uma tez mais escura pode jogar com tonalidades mais intensas, enquanto uma mais clara ficará mais favorecida com cores mais suaves. 

“É uma bela maneira de experimentar diferentes tons brilhantes e dourados para criar um gradiente com um efeito único, que geralmente só vemos nos olhos”, descreve Joseph Carrilho, maquilhador de Nova Iorque, à revista “Allure”. 

Contudo, há uma regra a cumprir — escolher produtos com a mesma consistência. Ou seja, é recomendável optar por duas cores de blush e um iluminador líquidos, para que a técnica funciona da forma mais orgânica e elegante possível. 

Além disso, Carillo alerta para a pigmentação em excesso — “queremos o pôr do sol, não queremos queimaduras solares, por isso, não se entusiasme demasiado com as cores”. O ideal será começar com dois pontos de cada tonalidade e acrescentar camadas por cima, até atingir o nível de vibração desejado. 

Mesmo com produtos qualidade, se os misturar para obter uma só cor, o resultado irá perder o efeito gradiente — e se não tem uma boa técnica de mistura, comece agora. “Certifique-se que aplica bem um tom antes de passar ao seguinte”, explica o maquilhador. 

“Prefiro usar uma esponja de beleza húmida, porque se podem usar todos os lados, girando facilmente, para não misturar uma cor com outra”. No final, pode usar um pincel para suavizar as linhas e misturar melhor os tons. 

O sunset blush procura recriar o gradiente de cores que se vê na natureza, sendo esse o fator que torna a técnica tão distinta das restantes.

É a oportunidade perfeita para fazer uma maquilhagem mais arrojada para os dias quentes de verão, sem perder horas em frente ao espelho e usando apenas três produtos. 

@alissajanay1

If only i was at the beach rn 🥲

♬ original sound – Alissajanay

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA