compras

TAN BOM: a marca portuense com impressão em 3D para quem é de “espírito livre”

Na passada sexta-feira, 7, os responsáveis pelo projeto apresentaram o seu novo lançamento: uma T-shirt inspirada em cogumelos.
Conheça a coleção.

Regina Lima, Pedro Ribeiro e Cássia Costa juntaram-se para criar uma marca que refletisse o que para eles significa ter uma vida boa e feliz. TAN BOM é a mais recente marca portuense, leve, descontraída e unissexo, com peças inspiradas no lado mais positivo da vida e com estampados ideais para quem aposta no “espírito livre”. “Tan bom” é uma expressão que já existe há muito no vocabulário dos amigos com idades entre os 29 e 33 anos, sendo este o mote para a criação de um negócio juntos.

“A ideia surgiu desta expressão que costumávamos usar. Por norma, a criação de uma marca passa primeiro por pensar o conceito todo da mesma e só depois surge o nome. No nosso caso foi ao contrário. Utilizávamos o ‘tan bom’ entre amigos, para definir bons momentos da nossa vida e foi uma boa forma de nos unirmos os três para materializarmos aquilo que nós acreditamos que é uma vida boa e feliz. A essência e conceito da nossa marca nasceu a partir daí”, começam por contar os fundadores à NiP.

O trio fez desta filosofia o conceito para criarem peças leves e descontraídas, ideais para serem vestidas no dia a dia. A TAN BON foi lançada oficialmente a 2 de outubro, contudo, na passada sexta-feira, 7 de março, a equipa organizou um evento no recém-inaugurado espaço de focaccias do Porto, o Iu’kat, para as pessoas conhecerem em primeira mão as propostas da marca, como algumas novidades.

“Apesar de já termos lançado a marca em outubro, não tivemos, até agora, a oportunidade de fazer uma apresentação ao vivo. Então para nós este é o lançamento oficial da marca. Por sermos um negócio inteiramente digital, era importante darmos às pessoas a oportunidade de conhecerem a marca e as peças pessoalmente, até porque como trabalhamos com impressão digital em 3D, é fundamental as pessoas terem noção da qualidade das peças. Para além de ser um bom motivo para juntar a comunidade”, justificam.

As peças da Tan Bom são produzidas inteiramente em Portugal, tendo sido esta a primeira grande preocupação dos três amigos quando decidiram avançar com a criação da marca, porque acreditam que “o que é português, é bom e tem qualidade”. Depois de encontrarem empresas com produção nacional, o segundo passo foi escolher uma empresa que valorizasse ainda um outro fator importante para a marca: a sustentabilidade. Nesse sentido, todas as peças da Tan Bom são feitas a partir de algodão 100 por cento orgânico e reciclado. Para acompanhar ou “decorar” as peças, o trio apostou em impressão digital em 3D.

“Consideramos que é um aspeto realmente diferenciador e inovador, dá outro aspeto à peça e para além de ser irreverente acaba por ir ao encontro dos valores da própria marca”, defendem. A inspiração das peças da marca é, para além da positividade da vida, a natureza. O primeiro elemento que encontrará é o sol. No evento de sexta-feira, o grupo apresentou uma T-shirt inspirada no universo dos cogumelos.

“Consideramos que é algo inspirador e que, muitas vezes, nos transcende. Há vários tipos de cogumelos, é um super alimento, é único e todos eles são diferentes. Está bem direcionado para a saúde e bem-estar”, defende.

Todos os fundadores da Tan Bom já tinham uma veia empreendedora. Regina já tinha fundado a marca de alimentação saudável Nutree, em 2017, enquanto Pedro é dono de vários restaurantes de alimentação saudável. Já Cássia é responsável pela Neuro Concept que oferece serviços de análise de coloração pessoal e consultoria de imagem e estilo.

Os designs foram desenvolvidos por Cássia, utilizando uma palete de tons neutros e claros, incluindo branco, amarelo, castanho e terracota, para a linha de estreia. A ideia é manter esta palete na coleção cápsula, mas ampliar a oferta com mais modelos unissexo.

Quanto ao público alvo, escolheram silhuetas largas e simples para serem o mais abrangentes possível. Desde o início, sabiam que queriam um produto unissexo para “proporcionar momentos felizes a toda a gente”, aponta. “Acreditamos que qualquer pessoa pode vestir as nossas peças e sentir-se confortável.”

De momento, a marca conta com um hoodie, duas t-shirts e dois lenços. Ao longo do ano, o objetivo é investir em peças intemporais e acessórios tanto para homem como para senhora, como meias, para que todas as peças possam ser utilizadas no dia a dia, de forma descontraída. 

Pode encomendar as peças no site da marca. Os preços variam entre 14,90€ e 54,90€. Carregue na galeria para conhecer algumas propostas.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA