A origem das experiências imersivas remonta à década de 60, quando o artista digital Myron Kruger conseguiu projetar obras de arte, capazes de reagir em tempo real com o movimento dos espectadores. Na altura, esta criação era conhecida como “ambientes responsivos”. Anos mais tarde, já perto dos 2000, o norte-americano desenvolveu uma instalação onde os gráficos eram projetados nas paredes.
Nos dias de hoje, as experiências imersivas têm-se tornado famosas um pouco por todo o mundo — e o Porto não ficou de fora. Podem ser instalações que combinem ou tecnologias interativas com ou sem óculos especiais, tanto faz. As possibilidades são infinitas, mas todas as instalações têm em comum uma experiência polissensorial intensa, através de vídeos, música, luzes, entre outros.
Apesar de no Porto existirem centenas de atividades para ocupar os dias, sobretudo o fim de semana — desde spots que já se tornaram uma referência para ter um bom brunch ou, aproveitar a entrada gratuita nos Museus da cidade para (re)lembrar momentos importantes da história —, a verdade é que também há um conjunto de experiências imersivas para o público que anseia mergulhar num universo mais moderno.
No icónico edifício portuense da Alfândega, por exemplo, encontra exibições para todos os gostos e idades. O atelier artístico OCUBO e o Centro de Congressos da Alfândega criaram a Immersivus Gallery há cerca de três anos. Desde então, as mostras têm variado nos temas, com exibição temporária ou permanente.
Atualmente, num único espaço, poderá encontrar diversas experiências, mais ou menos interativas Na Alfândega poderá revisitar a vida e obra de Van Gogh, ou viajar no tempo até aos mistérios do Antigo Egito. Ainda poderá navegar pelo universo das lendas antigas portuenses e conhecer as obras de Monet e Klimt, a partir de outra perspetiva.
Todas as exposições estão em exibição até aos final do ano, à exceção da experiência imersiva de Van Gogh que só estará disponível até ao final de março.
Os espetáculos decorrem todos os dias, entre as 10 e às 18 horas, e têm uma duração de 30 minuto a uma hora. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou na bilheteira d’Alfândega, com preços a partir de 11,50€.
Se ficou curioso, carregue na galeria para conhecer estas quatro experiências imersíveis que não pode perder no Porto.