cultura

A espera acabou: o Circo de Natal do Coliseu do Porto está de volta

A edição deste ano vai juntar em palco malabarismos e acrobacias arrojadas, sem esquecer os palhaços.
É um ótimo programa para as férias de Natal dos miúdos.

O famoso Circo de Natal do Coliseu do Porto está de regresso para mais uma edição festiva. É uma tradição que se mantém desde 1941 e que, a cada ano, se renova e desafia os espectadores com propostas diferentes, tentando aliar a tradição à contemporaneidade. Anualmente, cerca de 100 mil pessoas, miúdos e adultos, reúnem-se para assistir ao maior circo de Natal do concelho.

De 13 de dezembro, sexta-feira, a 5 de janeiro de 2025, domingo, artistas de todo o mundo vão juntar-se na sala de espetáculos portuense, para mostrar o que as artes circenses têm de melhor. Para a edição de 2024, o Coliseu desafiou Afonso Cruz a escrever, pela primeira vez, uma história original para um circo “memorável”.

Vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura, Afonso Cruz promete trazer uma ode ao circo e a todas as artes que fazem deste um espetáculo “tão belo, exigente e surpreendente, que fará arregalar os olhos desde a primeira infância e que desperta nos adultos a capacidade de sonhar”, revela a organização em comunicado.

O espetáculo terá encenação de Ana Luena, desenho de luz de Cárin Geada e música original de Carlos Tê e Pedro Vidal. E como o papel principal do circo é dar palco aos artistas circenses, haverá equilibrismos e malabarismos (quase) impossíveis, voos usados num trapézio, roller-skating a toda velocidade, fitas aéreas, hula-hoops, o mestre do mastro aéreo, acrobacias arrojadas nas alturas e a alegria contagiante dos palhaços.

Em palco, vão estar artistas de diferentes nacionalidades como Datinelli Brothers, Priscila Alves, Susana Madeira e Pedro Almendra, de Portugal. Jamie & Beata, de Escócia e Polónia, respetivamente, também estarão em palco, como o Duo Jordanella (da Áustria e Suíça), Mateo Sito da Argentina, Agustin Rodriguez Beltran, hispano-mexicano, Los Guerreros de Colômbia e Peru e, o Duo Wonderlust, da Austrália.

A estreia do Circo de Natal acontece na sexta-feira, 13, pelas 21 horas. Até 5 de janeiro, as sessões ocorrem sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, com horários especiais no Dia de Natal, 25, e no Ano Novo, 1 de janeiro.

As sessões de sexta-feira ocorrem sempre pelas 15 e 21 horas, aos sábados entre as 14, as 15 e 21 horas, aos domingos entre as 14 e as 15 horas. No Dia de Natal e no Ano Novo, as sessões são às 15 horas e às 17 horas, respetivamente.

O circo tem duração de uma hora e meia e a abertura de portas acontece sempre uma hora antes do início do evento. Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteira do Coliseu. Os preços começam nos 10€ (geral) e podem chegar aos 120€ (camarote com seis lugares). 

Os miúdos até aos três anos têm 75 por cento de desconto, até aos 12, usufruem de 50 por cento de desconto. Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto têm 20 por cento de desconto. A estação de metro dos Aliados é a mais próxima do Coliseu Porto Ageas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA