Há novidades no caso da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, vítima de um disparo efetuado pelo ator Alec Baldwin durante as gravações do western “Rust”. Baldwin, que também é um dos produtores do filme, está a ser processado pelo chefe-técnico de iluminação Serge Svetnoy.
A ação judicial inclui ainda a armeira Hannah Gutiérrez-Reed (cujos representantes legais disseram que estava a ser “incriminada” pela morte da diretora de fotografia), o assistente de realização David Halls (que já tinha sido alvo de várias queixas), e a responsável pelos adereços Sarah Zachry, entre outros profissionais.
Svetnoy, que era amigo próximo de Halyna Hutchins, diz que o incidente “foi causado por atos de negligência e omissões” de Alec Baldwin e outros membros da equipa de produção. “Não havia qualquer razão para colocar uma munição verdadeira naquele revólver ou sequer para que estivesse no set de ‘Rust’ — a presença de uma bala num revólver representa uma ameaça letal para todos à volta,” declara.
O responsável pela iluminação do filme diz que o protocolo de manuseio de armas durante as filmagens e as boas práticas da indústria nesse contexto não foram respeitadas. Leia também o artigo sobre a história de Halyna Hutchins.