É uma das artistas portuguesas mais populares da atualidade, ganhou notoriedade como a voz dos Deolinda, banda com a qual gravou quatro álbuns. Em 2017 estreou-se a solo com o álbum “Nome Próprio” e quatro anos depois chegou o sucessor “Além da Curta Imaginação”, um trabalho “inevitavelmente pessoal e intimista, que reflete a longa e penosa jornada que a pandemia impôs”.
Na noite desta quinta-feira, 29 de novembro, vai subir ao palco do Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto para um espetáculo aberto a toda a comunidade. O concerto vai ainda encerrar o programa de iniciativas integradas na inauguração da exposição “Caminhos da Mentoria U.Porto” e no encerramento do programa +Sucesso.
Marcado para as 21 horas e com entrada livre, o concerto de Ana Bacalhau será então o ponto culminante de um dia que convida a percorrer os “Caminhos da Mentoria U.Porto”, exposição centrada na história do Programa Transversal de Mentoria Interpares da universidade portuense.
“O objetivo de Mentoria é promover o acolhimento e integração de novos estudantes, nacionais e internacionais, da Universidade do Porto, no arranque da sua nova etapa no ensino superior”, explicam os estudantes responsáveis pelo projeto, acrescentando: “Só no ano letivo de 2022/2023 quase dois mil estudantes mentores, de vários ciclos de estudos, voluntariaram-se para acompanhar os quase três mil estudantes mentorados em todo o processo de integração, que vai desde as questões mais básicas como as deslocações ou outras questões que parecem difíceis para quem acaba de entrar na universidade”.
No âmbito da Mentoria, os participantes têm a oportunidade de participar num conjunto regular de iniciativas que visam promover o convívio, bem como a aquisição de competências e aprendizagens consideradas fundamentais para a vivência no ensino superior. A inauguração decorre pelas 18h30 no átrio principal da FEP e trata-se de uma exposição inédita que propõe uma viagem imersiva pelos quase cinco anos do projeto pioneiro que é hoje considerado uma referência no acolhimento e integração dos novos estudantes universitários.
Os visitantes terão acesso a diversos dados da Mentoria, tais como número, objetivos, eixos estruturantes, resultados e princípios, assim como poderão revisitar algumas das iniciativas, encontros, workshops, conversas, atividades culturais e desportivas, entre outras que contam a curta — mas significativa — história do programa. Mesmo antes de Ana Bacalhau subir ao palco, entre as 19 horas e as 20h45, poderá assistir às atuações das tunas da FEP. Se quiser visitar a exposição, saiba que a estação de metro do Polo Universitário fica próxima da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.