Chega mesmo a tempo do Natal mas é uma notícia com sabor amargo para os portuenses: a Metalpoint vai fechar definitivamente. Depois de 15 anos a dedicar-se inteiramente ao metal, o espaço já tem a despedida marcada: 23 de dezembro, com o concerto “Not A Xmas Fest”.
Aberta desde 2007, no Centro Comercial Stop, no Heroísmo, era um dos poucos locais na cidade dedicados aos amantes do metal. Passaram por lá centenas de bandas nacionais e estrangeiras.
O motivo para este encerramento deve-se a “uma questão de força maior a nível pessoal”, como explicou numa publicação nas redes sociais o responsável do espaço, Hugo Louro de Almeida. O projeto era para o seu fundador uma espécie de segundo emprego e nas noites mais movimentadas, de concertos, tinha que dividir-se entre funções como barman, técnico de som, mestre de cerimónias e até assistente de palco.
“Ponderei todos os fatores. Isto não foi uma decisão tomada de um dia para o outro e não foi uma decisão fácil de tomar. Mas, uma vez na vida, tive de optar pela vida pessoal e prescindir do motivo que me levou a criar o Metalpoint”, disse o fundador, citado pelo “Público”. Hugo Louro de Almeida acrescenta que o facto de se saber que a segurança do edifício do Centro Comercial Stop pode estar em risco também pesou: “Veio reforçar a minha decisão, que já era anterior”.
Depois do encerramento, o mentor do projeto espera que alguém aproveite a oportunidade e crie um novo espaço para o metal no Porto. Até lá, ficam as notas de tristeza dos músicos e amantes de metal habituados a frequentar o local.