cultura

Artista plástica Letícia Proença apresenta a sua primeira exposição individual no País

O Gallery Hostel Porto recorda o passado da artista enquanto cria o futuro. A mostra está patente até dia 21 de setembro.
Está aberta a hóspedes e público em geral.

Propositadamente ou não, as obras de arte despertam uma reflexão, que vai para além da admiração de quem as vê. O próprio percurso dos artistas pode afetar o resultado final do que está a ser exposto. É o caso da mais recente exposição da artista plástica Letícia Proença que há pouco tempo embarcou numa nova fase na sua jornada artística, mudando-se para Portugal, inicialmente para Lisboa e posteriormente para Braga, onde passou quase dois anos.

Essa experiência de viver longe da sua terra natal trouxe novos matizes à sua expressão artística. Agora estabelecida no Porto, a artista tem tudo a postos para explorar novos horizontes além-mar e dar início a uma nova fase no seu percurso artístico. A exposição “À Luz da paisagem prevejo o passado, reinvento o futuro” é um convite para hóspedes do Gallery Hostel Porto e o público geral da cidade mergulharem nas camadas emocionais e criativas da artista.

As obras de Letícia levam-nos a refletir sobre a nossa própria história e imaginário, abrindo a possibilidade de reimaginar o futuro. Esta trata-se da terceira exposição individual da artista e primeira em Portugal. Faz dois anos que a artista deixou o Brasil e rumou a um novo destino, em solo lusitano. Mas só este ano retornou à criação artística, depois do processo de adaptação à nova terra.

Através de sonhos e memórias, de maneiras muito sensoriais, de sons, cheiros, gostos e temperaturas, a artista mistura estes sentimentos com os lugares pelos quais passou, situações que viveu ou imaginou e o quotidiano de Portugal, traduzindo tudo em imagens, pinturas feitas a partir de fotografias pessoais, de representação de elementos simbólicos importantes para ela.

Abstrações orgânicas e imagens da sua cidade natal, Belo Horizonte, capturadas por um mapa virtual também se juntam à narrativa, trazendo à luz, sensações curiosas, questionamentos subtis sobre a passagem do tempo e como as lembranças acessam de maneira não linear, respeitando a força abstrata do acontecimento no espaço e nos sentidos.

“Cada pessoa que visita uma exposição tem a sua própria experiência, o seu próprio modo de observar e contemplar, os seus próprios sentimentos e elaboração de ideias sobre as obras expostas. Desta forma desejo que o meu trabalho caminhe ao encontro de todos que aqui vierem, para que possamos construir em conjunto uma atmosfera de aprendizagem e partilha, entre o meu olhar e os vossos”, explica.

A artista, de 29 anos, é natural de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais no Brasil e desde jovem que tem uma ligação íntima com a arte. Sete anos da sua infância foram passados no interior do estado do Pará, no norte do país, onde absorveu diversas influências que mais tarde viriam a manifestar-se na sua obra. Ao retornar à sua cidade natal durante a adolescência, mergulhou no mundo das artes visuais especializando-se em Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

A prática artística de Letícia abrange uma ampla gama de formatos, passando pela pintura, desenho, colagem e experimentações inovadoras com tecidos e costuras. Desde o seu percurso académico, explora conceitos complexos relacionados com a noção de casa, memória, silêncio, sobreposição de tempos, transparência, elementos vegetais e simbolismo. Sempre guiada pelo desejo de explorar, através do devaneio artístico, as imagens ecoam com a sua história pessoal, recordações e perspetiva única, criando uma ligação com o universo emocional de quem vê a suas obras.

No cenário artístico brasileiro já apresentou duas exposições individuais e participou em diversas montras coletivas, além de ter contribuído como assistente de artistas e colaborado em montagens de exposições. A mostra “À luz da paisagem prevejo o passado, reinvento o futuro” está patente no Gallery Hostel Porto, espaço que lança, acolhe e prestigia artistas emergentes no Porto Art Distric, na Rua de Miguel Bombarda.

“É uma verdadeira honra para o Gallery Hostel Porto receber artistas excecionais como Letícia Proença e proporcionar um espaço onde as suas obras possam ser admiradas e apreciadas pelo público. Estamos empenhados em introduzir e apresentar talentos notáveis na comunidade artística nacional e no cenário cultural portuense, contribuindo para enriquecer o diálogo criativo e a apreciação das artes, onde todos deveriam ter lugar para brilhar”, admite Luís Mendes, responsável pela comunicação do espaço.

A exposição já foi inaugurada no passado mês de julho e ficará patente até ao próximo dia 21 de setembro, quinta-feira. Saiba que pode facilmente conhecer esta mostra assim como as várias dinâmicas que o GH Porto promove, pois a estação de metro dos Aliados fica a escassos metros do espaço.

De seguida, carregue na galeria para conhecer o trabalho da artista.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Miguel Bombarda, 222
    4050-377 Porto
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 16h às 00h

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA