O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto [MHNC-UP], em colaboração com a Casa Comum, voltou a abrir portas ao público. Falamos da iniciativa cultural, “Noites no Pátio do Museu”, que conta com sessões de cinema, poesia, música, ilusionismo, dança e debates ao ar livre.
A entrada é livre, com exceção da sessão com o chef Hélio Loureiro marcada para o dia 10 de julho. Trata-se de uma experiência gastronómica que inclui uma conversa sobre três receitas francesas de três livros portugueses do século XIX. O evento começou no dia 30 de junho e vai decorrer até 31 de julho. As sessões serão realizadas no Polo Central da Reitoria da Universidade do Porto, com entrada no jardim da Cordoaria, a partir das 21h30, de terça-feira a sábado. Estes eventos são maioritariamente para todas as idades, dependendo do tipo da sessão.
Esta terça-feira, 4 de julho, pode assistir ao concerto de música do Japão, que conta com a presença da banda Tomorô, onde o tambor japonês e a shinobue (uma flauta transversal japonesa) oferecem uma variabilidade e complexidade de componente rítmica, bem como lirismo exótico, possível pelas melodias transportadas pela flauta.
Todas as quartas-feiras, o programa continua com as sessões de 2022: “A Voz dos Objetos”. Este é um ciclo de conversas, onde os curadores do MHNC-UP revelam as histórias por detrás dos objetos museológicos. Histórias verdadeiras, contadas pelas pessoas que deles cuidam. Na primeira quarta-feira deste evento, dia 5 de julho, será apresentado “Pequenas Janelas Para a Vida dos Insetos” no MHNC-UP, com José Manuel Grosso-Silva, curador das coleções de entomologia.
Em 2023, a MHNC-UP e a Casa Comum associaram-se ao CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Aqui serão exibidos quatro filmes, sendo que o primeiro será apresentado quinta-feira, dia 6 de julho, “La Fabrique des Pandémies”, de Marie-Monique Robin. Pode consultar o programa completo na página do MHNC-UP, Casa Comum ou da Universidade do Porto. Se quiser ir até lá, saiba que a estação de metro mais próxima é a dos Aliados.