cultura

Atenção, artistas: já podem candidatar-se ao programa Criatório 2024

O período de candidaturas decorre até dia 12 de março e está destinado à criação, investigação e programação artística.
O programa abrange diversas modalidades artísticas.

Ao longo dos últimos anos, várias entidades do concelho, culturais ou não, têm vindo a apoiar o desenvolvimento artístico na cidade e fora dela. Nesse sentido, a empresa municipal de cultura e desporto, Ágora, abriu a fase de candidaturas para o Criatório, programa municipal de apoio à criação, investigação e programação artística.

Mantendo o seu objetivo de contribuir para a consolidação da atividade de artistas, agentes e espaços culturais portuenses, o Criatório vai atribuir um total de 17 bolsas, no valor de 15 mil euros, a projetos de criação e investigação artística e 12 bolsas, de 20 mil euros, a espaços de programação. Esta edição contempla projetos que se insiram nas áreas de artes visuais e curadoria, artes performativas, composição, programação e performance musical, literatura e pensamento crítico.

Na modalidade de apoio a projetos de criação e investigação artística, o júri será composto por Bárbara Rodrigues Muñoz, diretora de exposições e da Coleção do Centro Botín em Santander, Espanha; Carla Nobre, codiretora artística de Alkantara Associação Cultural em Lisboa e Rita Barbosa, realizadora e artista visual. 

Já na modalidade de apoio a espaços de programação, integram o júri Ana Carvalho, diretora da EDITORIA e consultora do Município de Braga para a Estratégia Braga 2030, André Sousa, artista plástico e corresponsável pelo espaço Uma Certa Falta de Coerência no Porto e, Samuel Leuenberger, curador independente, fundador e diretor da SALTS e curador do setor Parcours da Art Basel, na Suíça.

Todas as informações referentes ao programa Criatório, nomeadamente o regulamento e o formulário necessário para o processo de candidatura, podem ser consultadas online na plataforma Pláka. As candidaturas estão abertas até 12 de março, terça-feira.

De seguida, carregue na galeria para descobrir as grandes estreias do primeiro semestre do Teatro Municipal do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA