Tome nota porque vem aí a sétima edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. Será de 23 a 29 de janeiro que o IndieJúnior regressa à cidade, desta vez com um total de 55 filmes de 18 nacionalidades diferentes para ver.
Como é habitual, o programa está pensado para um público maioritariamente familiar e escolar, pelo que haverá sessões dedicadas a públicos maiores de três, seis, dez, 12 e 15 anos. Desta vez, as temáticas em destaque serão as alterações climáticas, a natureza, os animais e questões mais ligadas com as famílias.
O mar é um dos temas centrais desta edição e por isso haverá um programa especial de filmes desenvolvido em parceria com o projeto FILMar, bem como o cine-concerto Marés, no qual filmes sobre o Porto vão ser musicados ao vivo pelos The Banksy’s. Além deste, o cinema norueguês será outro dos destaques.
Para o público ainda mais novo — com menos de 30 meses —, o festival contará novamente com as suas sessões de cinema de colo, às quais se juntará este ano uma oficina para famílias com miúdos entre um e dois anos de idade. No campo nacional, conte ainda com quatro filmes portugueses acompanhados por conversas com os respetivos realizadores.
Esta edição do IndieJúnior vai espalhar-se um pouco por toda a cidade com destaque para locais como a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Galeria da Biodiversidade, o Maus Hábitos, a Sala Novo Ático do Coliseu Porto, a Casa das Artes ou até o Café do Batalha. Todas as informações, programação completa e bilhetes estão disponíveis no site do festival.