O filme mudo português “Os Faroleiros”, de 1922, foi restaurado e vai ser apresentado no Batalha Centro de Cinema a 22 de março, pelas 21h15. Depois desta estreia, o filme-concerto vai ser apresentado também em Lisboa, na Culturgest, a 31 de março.
Este filme apresenta-se como uma raridade nacional e foi restaurado através do programa FILMar, da Cinemateca Portuguesa. A nova composição sonora ficou a cargo de Daniel Moreira e será interpretada ao vivo nesta apresentação pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet.
A obra “Os Faroleiros” trata-se de um drama que gira em torno de um triângulo amoroso entre o faroleiro, uma mulher que se aloja no farol após a morte do seu pai e ainda um outro faroleiro, ciumento. Como seria de esperar, a trama tem o mar como um dos elementos centrais e apresenta ainda detalhes de afeto e de violência.
Realizado por Maurice Mariaud, o filme foi originalmente rodado na zona onde o rio Tejo se encontra com o oceano Atlântico. Depois de décadas perdida, a obra foi encontrada em 1993, no Palácio do Bolhão, no Porto.
Os bilhetes para assistir a esta sessão custam 7€. Já pode encontrá-los bem como toda a informação no site do Batalha Centro de Cinema.