cultura

Batalha Centro de Cinema recebe sessão especial pelos 100 anos de animação no País

Programa com seleção de obras antigas será apresentado esta quarta-feira, 25 de janeiro.
Imagem retirada de Ágora.

A animação portuguesa faz 100 anos e para assinalar a data o renovado Batalha Centro de Cinema vai receber uma sessão especial. É já esta quarta-feira, 25 de janeiro, que poderá ver um conjunto de obras nacionais.

A data escolhida tem um significado especial porque foi precisamente a 25 de janeiro de 1923 que estreou “O Pesadelo de António Maria”. Apresentado pela primeira vez no Éden-Teatro, em Lisboa. O filme é do caricaturista Joaquim Guerreiro e trata-se de uma sátira àquele que na época era o presidente do Ministério da Primeira República, António Maria da Silva.

“A cópia original perdeu-se, mas, em 2001, o produtor e realizador Paulo Cambraia iniciou um trabalho de recuperação e remontagem do filme a partir dos desenhos originais e com música do maestro António Victorino d’Almeida”, explica a Ágora no seu site.

Organizada pela Casa da Animação, a sessão especial conta com programação do próprio Paulo Cambraia e apresentação de Regina Machado e Ricardo Blanco. Entre as obras incluídas no espetáculo está a reconstituição parcial da curta-metragem original bem como uma seleção de filmes portugueses de animação desde o início até aos anos 60 do século passado.

A sessão especial está agendada para as 21h15 e os bilhetes, cujo preço é de 5€, já estão à venda online e nas bilheteiras do local. Todas as informações bem como a programação completa da sessão estão disponíveis no site do Batalha Centro de Cinema.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA