cultura

Casa dos Livros recebe exposição e visita guiada em homenagem a Eugénio de Andrade

Celebre a vida de um dos maiores poetas portugueses numa viagem através da arte visual e da escrita. A entrada é livre.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

No dia 19 de janeiro deste ano, Eugénio de Andrade completaria o 100.º aniversário. Apesar de não ser natural do Porto, foi nesta cidade do norte que decidiu viver. O Centenário de Eugénio de Andrade tem vindo a ser celebrado um pouco por todo o País, onde a sua vida é relembrada e as histórias que ele nos deixou nunca são esquecidas. Entre conferências, workshops, exposições e palestras, as festividades vão terminar com um congresso internacional sobre Eugénio de Andrade em Lisboa, de 11 a 13 de outubro de 2023. 

Por enquanto, as festividades no Porto estão a terminar, sendo que a última paragem nesta viagem pela vida do poeta, termina na Casa dos Livros, no Centro de Estudos Da Cultura em Portugal da Universidade do Porto. A 15 de junho foi inaugurada a exposição “Anjos no mundo das Palavras. Eugénio de Andrade visto por Ângelo Vaz”. A mostra vai estar disponível até ao dia 14 de julho, sexta-feira, até às 17h30.

Contudo, antes de a Casa dos Livros fechar as portas às comemorações do Centenário de Eugénio de Andrade, organizou uma visita guiada à exposição de pintura, que contará com a presença do autor das obras expostas, Ângelo Vaz. Este evento vai decorrer no dia 13 de julho, quinta-feira, às 16 horas. 

Se é amante de literatura portuguesa, se tem mais curiosidade sobre a vida e obras de Eugénio de Andrade ou se quer conhecer os projetos de Ângelo Vaz, a visita guiada é uma oportunidade excelente, onde o próprio explicará de que forma a obra do poeta influenciou o seu trabalho e em particular todos os trabalhos expostos. A entrada para estes dois eventos é livre e não é necessária marcação prévia. 

Se quiser saber mais sobre a programação desta colectânea de eventos especiais, leia o artigo que a New in Porto escreveu no início das comemorações. Para visitar a Casa dos Livros, a estação de metro mais próxima é a Casa da Música (a 1,4 quilómetros). 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA