Bastaram duas frases de Charli XCX para que o Parque da Cidade respondesse a uma só voz, na noite desta quinta-feira, 12. “How are you the fucking feeling? Are you fucking feeling alright, Porto?” ecoaram pelo recinto, e a resposta do público fez-se ouvir até ao centro da cidade. Desde o primeiro instante, a artista, com 32 anos, ofereceu uma atuação enérgica, sem pausas até ao último acorde — e ninguém queria que terminasse. A multidão reunida em frente ao palco principal neste último concerto do primeiro dia da 12.ª edição do Primavera Sound Porto só tinha um objetivo: absorver o espírito “Brat”.
Pontualíssima, Charli XCX surgiu às 23h55, como prometido — mais britânica, impossível. Antes mesmo da abertura oficial das portas às 15h30, já se formavam manchas verdes junto ao recinto — de fãs vestidos a rigor, determinados a garantir um lugar junto ao palco. Constança Alves e Rita Coelho, vindas de Aveiro, são apenas dois elementos da legião que, mal teve acesso ao espaço, correu para a frente da plateia.
A artista manteve uma ligação constante com o público, e à segunda canção já tinha descido do palco para tirar selfies com quem estava na primeira fila, que tiveram direito a abraços. Com uma sonoridade dominada por uma pop fortemente influenciado pela eletrónica dos anos 90, o concerto evocou o ambiente das raves ao ar livre. A mensagem de empoderamento feminino esteve sempre presente: Charli XCX rejeita convenções e celebra a autenticidade. E defende —assertivamente —um universo onde cada rapariga ou mulher pode ser e fazer o que quiser.
“Obrigada, Porto. Thank you for coming with me on this journey. It’s so crazy to be here”, confessou Charli, emocionada, aproveitando cada tema para fortalecer a ligação com quem a aguardava há meses. O cenário minimalista, composto por ecrãs, passarela, luzes intensas e máquinas de fumo, serviu de pano de fundo a uma atuação marcada por entrega total: brilho, suor, gritos e uma sensação coletiva de libertação.
Confira o alinhamento que marcou o último concerto do primeiro dia do Primavera Sound Porto.
— “365”
— “360”
— “Von Duch”
— “I Might Say Something Stupid”
— “Club Classics”
— “Unlock It”
— “Apple”
— “Girl, So Confusing”
— “Everything is Romantic”
— “Speed Drive”
— “Symphaty Is a Knife”
— “Guess”
— “Party 4 U”
— “Vroom Vroom”
— “Track 10”
— “I Love It”
Carregue na galeria e veja as imagens da espera e euforia do concerto de estreia de Charli XCX no Porto.