cultura

Ciclo de concertos que promove a saúde mental no Metro do Porto regressa em outubro

A quarta edição será alargada às estações ferroviárias de Aveiro, Braga e Coimbra, com performances simultâneas a 18 de outubro.
As principais estações de metro da cidade receberão os concertos.

“Há Música ao Fundo do Túnel” é um projeto que surgiu com o propósito de alertar as pessoas para a importância de cuidar do seu bem-estar mental, valendo-se da música como um meio para chegar a todos. Em outubro, mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, a iniciativa está de regresso para a sua quarta edição e apresenta novidades na programação, que se estende de 18 a 25 de outubro.

Mantendo a sua ligação com os espaços públicos, que diariamente recebem centenas de pessoas que se deslocam aos seus trabalhos, casas e outros locais, a quarta edição da iniciativa passará para além das estações de metro. Assim, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a Filrouge e os Produtores Associados convidam a Infraestruturas de Portugal a juntar-se à iniciativa no primeiro dia, 18 de outubro, sexta-feira.

Nesse sentido, vão realizar-se, em simultâneo, concertos de música ao vivo nas estações ferroviárias de Aveiro, Braga e Coimbra. Seguem-se os espetáculos nas estações da rede do Metro do Porto a 21 e 22, segunda e terça-feira, terminando nas estações de metro de Lisboa a 24 e 25 de outubro, quinta e sexta-feira.

Como tem sido habitual nas edições anteriores, o cartaz é dedicado a novos projetos artísticos, descobertos através da Open Call que decorre até 29 de setembro, domingo, data limite para estas inscrições. Os novos talentos com projetos musicais têm aqui a sua oportunidade para se apresentarem ao vivo perante um público alargado e recetivo.

Através desta iniciativa, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, juntamente com os parceiros, convidam as pessoas a pararem e desacelerarem da sua rotina, para apreciarem música ao vivo e levarem consigo, informações sobre o acesso a cuidados de saúde mental no País. Estas informações vão ser disponibilizadas através de um código QR presente em todos os locais das atuações.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA