cultura

Ciclo especial de conversas vai debater o pecado no Porto

“Sete Pecados à Tardinha” vai decorrer todos os meses entre outubro e maio na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

A última quarta-feira de cada mês entre outubro e maio — com exceção de dezembro — vai ser dia de trocar ideias na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Intitulado “Sete Pecados à Tardinha”, o ciclo de conversas especial tem início marcado sempre para as 18 horas.

Com o objetivo de debater a temática do pecado de várias formas, este ciclo irá explorar o conceito nas suas dimensões simbólicas, históricas, religiosas, culturais, científicas e sociais. Entre as ideias base estão ainda a discussão sobre a importância ou não do pecado na sociedade atual, aproveitando para incluir também o público no debate.

“Partindo dos sete pecados mortais, tais como foram fixados por Tomás de Aquino na sua Summa Theologica – Ira, Avareza, Gula, Luxúria, Preguiça, Soberba e Inveja – o ciclo promoverá uma conversa sobre cada um destes pecados, com a participação de artistas, autores, cientistas, desportistas e outras personagens de relevo na sociedade portuguesa que possam contribuir com um ponto de vista único, informado e enriquecedor para o debate”, explica a autarquia no seu site.

A primeira conversa está marcada para 26 de outubro e os convidados serão o escritor e letrista Carlos Tê e a editora e escritora Maria do Rosário Pedreira. A moderação ficará a cargo do escritor e docente universitário Nuno Camarneiro, que é também o programador do ciclo de conversas.

Com uma duração média de 90 minutos, cada sessão terá “uma breve introdução artística ou performática alusiva ao tema que permita lançar a discussão” e só depois será passada a palavra aos convidados. No final, haverá ainda um espaço para a interação com o público e as suas perguntas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA