cultura

Cinema Trindade tem um programa especial de aniversário — com várias estreias

Até 16 de fevereiro, há sessões com realizadores, cinema português e mostras diferentes para conhecer.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

O Cinema Trindade faz cinco anos desde a sua reabertura e tem um programa muito especial para apresentar ao público. Apesar de ter começado a 5 de fevereiro, este ciclo de comemoração decorre até dia 16 deste mês, quarta-feira. No último sábado, 5 de fevereiro, a abertura do aniversário do Cinema Trindade foi dedicada ao Porto. Além da apresentação de diferentes filmes sobre a cidade, contou com a presença de alguns membros das produções.

Entre as diferentes vertentes desta comemoração estão o segmento “Expetativa 22”, que antevê em exclusivo os filmes que vão marcar este ano — como são os casos de “Um Herói”, de Asghar Farhadi, “Um Verão na Córsega”, de Pascal Tagnati, ou “Vortex”, de Gaspar Noé —, mas também outros como “Portugal Cinema”, que apresenta novidades e sucessos do cinema nacional como “A Arte da Memória”, de Rodrigo Areias ou “Body Rice”, de Hugo Vieira da Silva.

As áreas de realizador e realizadora em foco vão destacar Yuri Ancarani e Miranda July. Por outro lado, há ainda o destaque para o cinema russo através do segmento “Da Rússia com Amor”, onde vai ser possível conhecer três obras de três realizadores distintos.

O Brasil será outro país presente nesta mostra com o “Novíssimo Cinema Brasileiro”. À parte, conte ainda com a sessão especial de “A Flor”, de Mariano Llinás, cuja exibição das 14 horas de filme será dividida em oito partes correspondentes a oito dias diferentes.

Todos os detalhes e informação completa do programa estão disponíveis no site do evento.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA