Senhoras e senhores, meninos e meninas, vem aí o Circo de Natal. O habitual evento desta época do ano regressa ao Coliseu do Porto onde vai ficar instalado de 8 de dezembro a 8 de janeiro.
Desta vez, o espetáculo inspira-se na fábula inacabada “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, mas levando-a para um cenário alternativo que visualmente pode assemelhar-se mais a “Mad Max” ou a um videojogo. A ideia passa também por interagir com o público e criar em conjunto um final para a história, que fala sobre uma companhia circense que foge da cidade depois de vários fracassos.
O espetáculo — uma tradição ininterrupta desde 1941 — costuma cativar tanto os miúdos como os mais velhos, seja qual for a idade, e este ano tem ainda mais motivos de interesse. Sob a direção de Ramón Galarza, uma banda vai fazer o acompanhamento musical ao vivo. A direção artística fica a cargo de Rui Paixão — o primeiro português a integrar o Cirque du Soleil como criador original —, enquanto a direção de ilusionismo é do mágico Mário Daniel.
Os números, que aqui se apresentam em estreia, contam com artistas oriundos de diferentes países como Brasil, França, Costa Rica, Polónia ou Rússia, além de Portugal, naturalmente. Entre as várias artes ou momentos que poderá ver neste Circo de Natal haverá atuações de dança, música, magia, palhaços, malabarismo, fogo, suspensão capilar ou até mesmo uma roda da morte.
Mais do que uma tradição ou um espetáculo de circo, a edição deste ano conta com diversas singularidades, como o facto de incluir um artista que nasceu sem mãos e sem pernas ou de, pela primeira vez, ter sido aberto um conjunto de audições para encontrar talentos escondidos. Além disso, pela primeira vez o Circo terá em todas as suas sessões uma Sala de Conforto onde os espectadores que sentirem ansiedade poderão ter um momento mais calmo e descontrair antes de regressar à sala principal ou até amamentar, se for o caso.
Para espectadores com mobilidade condicionada, surdos, pessoas cegas ou com baixa visão, haverá ainda, pela primeira vez, sessões com audiodescrição e com língua gestual portuguesa, sendo que poderão comprar os bilhetes para a respetiva zona de Mobilidade Condicionada e Surdos e obter um desconto de 50 por cento para si e para um acompanhante.
Os bilhetes custam entre 9€ e 19€ e estão disponíveis online, na bilheteira do próprio Coliseu e nos locais habituais. Miúdos até três anos têm um desconto de 75 por cento, miúdos e estudantes pagam apenas metade e famílias com mais de três pessoas têm um desconto de 25 por cento. Todas as informações bem como os horários das sessões especiais estão disponíveis no site do Coliseu.