A Igreja dos Clérigos é um ponto de paragem obrigatória para quem quer conhecer a essência do Porto. Porém, se quiser fazê-lo a partir de uma perspetiva inovadora — e arrebatadora, até —, em parceria com o atelier criativo OCUBO, o espaço é palco da famosa experiência imersiva “Spiritus”.
Em finais de novembro do ano passado, ambas as entidades elevaram a fasquia da experiência, com o ciclo de concertos imersivos. Quem já assistiu, sabe que se trata de um espetáculo único, que deixa qualquer um arrepiado. E como a inovação é a palavra de ordem para este tipo de experiências, a Irmandade dos Clérigos e o atelier criativo decidiram (re)inventar este espetáculo para a época festiva que se avizinha.
“Esta iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma experiência festiva inovadora à cidade, aos seus habitantes e aos seus visitantes, partindo do imaginário do tão acarinhado primeiro espetáculo imersivo da Igreja dos Clérigos”, começa por explicar Edoardo Canessa, produtor executivo do atelier OCUBO.
Entre 28 de novembro e 2 de janeiro de 2025, às quintas-feiras, o ex-libris portuense acolhe o “Spiritus Natalis”, um ciclo inédito de seis concertos imersivos de Natal, onde o passado e o futuro se encontram para uma “emocionante” viagem multissensorial pelos maiores clássicos da época festiva.
Se já assistiu à experiência do “Spiritus”, deverá questionar-se se valerá a pena rever o espetáculo. Apesar de se tratar da mesma projeção multimédia a 360 graus no interior do monumento erguido por Nicolau Nasoni, a interpretação ao vivo de temas como “Holy Night”, de Adolphe Adam, “Joy to the World”, de Georg Friedrich Haendel, “Ave Maria” de Giulio Caccini, “Noite Feliz” de Franz Xaver Gruber e “Inverno” de Antonio Vivaldi, vão proporcionar uma experiência única e completamente diferente dentro do monumento.
Os concertos vão acontecer nos dias 28 de novembro e depois nos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro, com a última sessão no dia 2 de janeiro. O espetáculo acontece sempre pelas 21 horas.
“Spiritus Natalis” vai juntar em palco a inconfundível voz da soprano Fabiana Magalhães, acompanhada por Rogério Monteiro no violino, Rui Soares no histórico órgão de tubos da Igreja e Manuel Azevedo no trompete. O concerto terá a duração de 45 minutos, percorrendo dez clássicos do Natal de uma forma inovadora, através da combinação única de história e tecnologia.
“Este novo ciclo de concertos assume-se como uma viagem audiovisual mágica, que convida à criação e à partilha de memórias afetivas, em família, no coração deste incrível monumento, na época mais especial do ano. Os clássicos de Natal ganham aqui uma dimensão inovadora e ainda mais emotiva, que toca e exalta os sentidos”, defende o responsável.
Este ciclo surge na sequência dos concertos multimédia “Clérigos Immersive Concert — Spiritus of Classical Music”. Este espetáculo imersivo foi o responsável por consagrar o monumento como “Local Mais Notável” do mundo pelos Remarkable Venue Awards.
“O ciclo ‘Spiritus Natalis’ integra a nossa programação especial de Natal, que terá lugar durante os meses de novembro e dezembro neste monumento icónico do Porto. Aos concertos imersivos, somar-se-ão várias iniciativas, que muito em breve anunciaremos, e que refletem o compromisso da Irmandade dos Clérigos com a promoção e valorização cultural do monumento e da própria cidade”, avança ainda António Tavares, diretor executivo da Irmandade dos Clérigos.
Os bilhetes para os concertos de Natal já se encontram à venda e prometem esgotar rapidamente. As entradas custam 23€ e podem ser obtidas online ou na bilheteira da Igreja dos Clérigos. O espetáculo é para espectadores a partir dos 12 anos. Já que aqui está, aproveite para ler o artigo sobre a experiência da New in Porto na inauguração dos concertos imersivos nos Clérigos.
Carregue na galeria para espreitar alguns dos melhores momentos do espetáculo “Spiritus”. A estação de metro dos Aliados fica próxima do monumento portuense.