cultura

Coliseu do Porto recupera sala para matinés de domingo

O Novo Ático tem um aspeto modernizado e vai reabrir a 5 de junho com um programa cheio de concertos.
A sala foi recuperada.

Anote na agenda porque a 5 de junho vai abrir o Novo Ático, um espaço que fica no Coliseu do Porto e passa agora a ser reativado. A programação já está, em parte, anunciada.

Quando foi inaugurado, em 1941, o Coliseu do Porto tinha vários espaços além da sala principal, como eram os casos do Cinema Passos Manuel, do Salão Jardim ou do Salão Ático. Neste espaço era possível participar em matinés de chás dançantes, mas também noutros bailes ou até encontros políticos.

Embora na última década o Salão Ático tenha passado a denominar-se Sala 2, reabrirá agora com o nome de Novo Ático, numa espécie de regresso às origens. O interior foi redesenhado e o projeto ficou a cargo do Estúdio nóBK, passando a incluir detalhes técnicos como equipamentos audiovisuais necessários hoje em dia, numa sala com capacidade para 300 pessoas em pé ou 180 em plateia sentada. Ainda assim, mantém elementos como as claraboias e as colunas que se espalham pelo espaço, de forma a fazer a ligação às suas origens.

A reabertura do Novo Ático será a 5 de junho, domingo, pelas 18 horas, altura em que será recriado um chá dançante, embora com um toque mais atual. Com entrada livre, mas limitada à capacidade da sala, o evento contará com a apresentação da banda TT Syndicate e do DJ Xico Ferrão. A programação passará a ser feita essencialmente ao domingo à tarde.

Depois disto, estão já previstas atuações de nomes como Mão Morta Redux, Três Tristes Tigres, A Garota Não, Blind Zero, Neev ou JP Simões.

A reabilitação do espaço surgiu de uma parceria entre a JB Comunicação e a Produtores Associados, com o objetivo de “devolver à cidade um espaço cultural, outrora tão marcante, e que, agora, volta a integrar a oferta cultural do Porto”, como explicam em comunicado.

Programação para os próximos meses.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA