cultura

Coliseu recebe concerto em homenagem a Zeca Afonso com vários convidados especiais

Jorge Palma, Teresa Salgueiro e B Fachada são os primeiros artistas confirmados.
É dia 29 de junho.

Com o intuito de celebrar o último concerto da carreira de Zeca Afonso, que decorreu na famosa sala de espetáculos portuense há 40 anos, e também os 50 anos da Revolução dos Cravos, o Coliseu do Porto e a Associação José Afonso apresentam o concerto “Zeca Afonso: Maior que o pensamento”.

Agendado para o próximo dia 29 de junho, sábado, pelas 21 horas, o evento contará com a presença de músicos que estiveram neste palco com José Afonso, pela última vez, nomes a ele ligados e vozes conhecidas do grande público, que vão cantar algumas das músicas mais icónicas do autor de “Traz Outro Amigo Também”.

O concerto será dividido em duas partes. A primeira será assegurada por nomes históricos como Francisco Fanhais, Júlio Pereira, Janita Salomé, Rui Pato, Octávio Sérgio, Nuno Oliveira, João Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, para interpretar, entre outros, os temas do álbum “Cantigas do Maio”, lançado em 1971.

Já a segunda parte vai juntar seis artistas de diferentes gerações e famílias musicais para cantar algumas das canções mais marcantes de José Afonso, com novos arranjos e direção artista do músico Pedro Vidal. Os primeiros nomes revelados são Jorge Palma, B Fachada e Teresa Salgueiro.

Pretendemos celebrar a vida e obra de Zeca Afonso, através de um espetáculo único com a presença de seis artistas de referência que irão render homenagem a quem deu tanto às suas e às nossas vidas, e à música portuguesa, cujos restantes nomes vamos revelar nos próximos dias”, explica Miguel Guedes, presidente do Coliseu, acrescentando: “É também com grande honra que reuniremos os músicos históricos que o acompanharam naquela noite memorável, trazendo-os todos a palco, recriando as suas memórias”.

Zeca Afonso deu o seu último concerto a 25 de maio de 1983, rodeado de muitos amigos. Os bilhetes esgotaram com meses de antecedência, tal era a vontade de homenagear um dos nomes fundamentais da música portuguesa e símbolo da resistência contra a ditadura. As únicas imagens conhecidas publicamente são as do espetáculo do Coliseu dos Recreios, cinco meses antes. No entanto, o último concerto, realizado no Porto há 40 anos, continua a ecoar na memória de muitos.

“Convidamos todos e todas para este momento histórico, numa sala de espetáculos que enaltece e mantém vivos os ideais de luta, liberdade e esperança que José Afonso imortalizou nas suas músicas”, reforça Miguel. Os bilhetes já se encontram à venda online, entre os 12€ e os 25€. A estação de metro dos Aliados fica próxima do Coliseu.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA