cultura

Começou a contagem decrescente para o festival de música clássica no Porto

A 8.ª edição do Porto Pianofest está marcada para os dias 1 a 9 de agosto. Já pode comprar os bilhetes.
Nuno Marques é pianista e diretor do festival.

Piano, flauta e violino. O festival internacional com estes três ingredientes principais da música clássica está de volta ao Porto. Dirigido pelo pianista Nuno Marques, o evento terá masterclasses, residências artísticas e contará com a presença de artistas conceituados, como Stars of American Ballet, Zsolt Bognar e Lara Downes, distinguida como “Mulher Clássica do Ano” em 2022 pela Performance Today.

Fortalecer o Porto como um hub cultural é um dos objetivos do Porto Pianofest, que demonstra igualmente o poder transcendente da música, atraindo pessoas de todas as partes, promovendo a interação entre músicos e o público. Procura, acima de tudo, criar uma cultura democrática e inclusiva, convidando todos a construir pontes através da música.

Para marcar a contagem decrescente, antes de chegar a Portugal, o festival contou, em maio, pela quinta vez com a sua gala inaugural em Nova Iorque. Também se realizaram dois concertos, um no auditório Yamaha Artists Services International e outro na Residência Oficial do Embaixador de Portugal em Washington.

A programação incluirá apresentações de flauta, violino e de piano, levando os espectadores numa viagem pelo melhor do estilo clássico. O concerto de abertura acontece na Casa da Música e conta com a participação do violinista Emanuel Salvador e do pianista Nuno Marques.

O Porto Pianofest passará, durante os dias do evento, por outros locais importantes da cidade, como a Reitoria da Universidade do Porto, o Pátio da Casa-Museu Guerra Junqueiro, o WOW e o Palácio da Bolsa. Também haverá concertos em Famalicão, na Fundação Cupertino de Miranda.

Esta é uma produção conjunta da Câmara Municipal do Porto com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Os bilhetes para os espetáculos variam entre os 3€ e os 30€ e podem ser comprados no site oficial do Porto Pianofest. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA