cultura

Concerto gratuito no Coliseu do Porto vai assinalar um ano de guerra na Ucrânia

Rua Passos Manuel vai ser cortada ao trânsito enquanto atuam nomes como Pedro Abrunhosa ou Tiago Nacarato.
Evento junta artistas da cidade.

A próxima sexta-feira, 24 de fevereiro, marca um ano desde o início da guerra na Ucrânia. Para assinalar a data, o Coliseu do Porto está a promover um evento solidário com vários artistas. A entrada será livre.

O convite é feito para que a população ocupe a Rua Passos Manuel, cujo trânsito será cortado durante algumas horas, a partir das 17h30, para o evento “Uma semente pela paz”. Será na pala da fachada do Coliseu do Porto que tudo vai acontecer e onde haverá também uma bandeira ucraniana projetada.

O programa começará pelas 18 horas com atuações de Pedro Abrunhosa, Pedro Lamares e de Tiago Nacarato. Segue-se um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra, marcado para as 18h24. O evento segue depois com atuações da ucraniana Irina Horbatyuk, de Best Youth e de Ana Deus.

Este evento é organizado pelo Coliseu do Porto, com a colaboração dos próprios artistas e de outras entidades que quiseram juntar-se. De forma simbólica, serão ainda distribuídas pelo público sementes de girassol, que é a flor nacional da Ucrânia.

“Há um ano, a perceção da nossa realidade mudou e o Coliseu Porto Ageas não pode ficar alheio à mudança. No momento em que passam 365 dias desde o início do conflito, convidamos as pessoas a uma demonstração cívica de pertença, assinalando a esperança de paz, semeando-a, em frente ao Coliseu”, diz em comunicado o presidente do Coliseu, Miguel Guedes.

Será ainda realizada uma marcha, organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal e com o apoio do Consulado da Ucrânia no Porto, à qual se associará o evento “Uma semente pela paz”.

O cartaz.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA