cultura

Cultura em Expansão traz o habitual concerto da Revolução dos Cravos ao Porto

O evento, de entrada gratuita, acontece esta quinta-feira, na Associação de Moradores da Bouça.
O artista Luca Argel lidera o concerto.

Com o objetivo de alargar o património musical, ligado à ideia da liberdade, o Cultura em Expansão promove o seu habitual concerto de celebração da Revolução dos Cravos, no Porto. Neste ano, em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril, o programa municipal propõe um “espetáculo inédito” de interseção entre linguagens lusófonas. Assim, a música de Luca Argel encontra o Cante Alentejano, representado pelo Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto.

Músico, poeta e escritor brasileiro radicado em Portugal, Luca tem dedicado o seu trabalho a uma investigação sobre as raízes do samba e as suas ligações com a herança colonial portuguesa. O artista desdobra-se entre a atividade musical e literária, aliando os seus projetos musicais ao ativismo político. Também tem vindo a colaborar com diferentes artistas nacionais como Aana Deus, Keso ou A garota não.

Apesar de parecer estranho, a existência de um grupo de Cante tão longe (e tão a norte) do Alentejo, numa região onde a presença de alentejanos não é significativa, o Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto tem procurado, desde a década de 80, representar e difundir a cultura dessa região portuguesa. Neste cruzamento especial, promovido pelo Cultura em Expansão, o público é convidado a usufruir de uma interpretação adaptada do repertório de ambos, num espetáculo associado à Revolução dos Cravos.

À semelhança dos restantes espetáculos do Cultura em Expansão, a entrada ao concerto, que acontece esta quinta-feira, 25 de abril, pelas 17 horas, é de entrada gratuita mediante levantamento do bilhete no dia e no local do concerto, a Associação de Moradores da Bouça, a partir de uma hora antes do seu início. Pode consultar mais informações online. A estação de metro de Carolina Micaelis fica próxima do espaço.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA