cultura

Delta, TAP e Compal. Há várias referências a Portugal na nova série da Netflix

"A Diplomata" estreou na plataforma de streaming a 20 de abril. Está a ser muito elogiada pela crítica especializada.
Tem oito episódios.

“A Diplomata” estreou a 20 de abril é uma das grandes apostas da Netflix para este semestre. No projeto acompanhamos Kate Wyler (Keri Russel), uma diplomata norte-americana que começa a trabalhar como embaixadora dos EUA no Reino Unido. Mas rapidamente se apercebe de que não é a pessoa indicada para aquele trabalho.

“Deveria ter ido para o Afeganistão, porque lida bem com zonas de crise. Já com casas históricas… menos bem. A guerra começa a fervilhar num continente e ameaça extravasar para outro”, lê-se na sinopse.

Ao longo dos episódios, Wyler tem de “atenuar crises internacionais, cimentar alianças estratégicas em Londres e adaptar-se ao seu novo papel na ribalta.” A tudo isto junta-se um casamento em ruínas com “a estrela política Hal Wyler”, interpretado por Rufus Sewell.

Se já não paciência para mais um thriller deste género, existem outros detalhes de produção que podem ser apelativos: Portugal está bem representado. No primeiro episódio, por exemplo, aparecem aviões da companhia aérea TAP, um café com um toldo da Delta Q e uma mercearia onde se veem vários produtos nacionais, nomeadamente um molho para francesinha e pastilhas da Gorila.

Já no segundo capítulo, a protagonista vai a outra loja onde, ao fundo do cenário, podemos ver artigos da Cigala e da Compal. Kate também passa por um restaurante onde aparece a palavra “bacalhau” escrita na parte de fora.

“A Diplomata”, que é descrita pela Netflix como um “drama político contemporâneo no gume da navalha que explora a transcendência e tortuosidade das relações de longa data entre países e pessoas”, está a ser bastante elogiada pelos críticos. No site “Rotten Tomatoes” conta com uma pontuação de 87 por cento dada pela crítica especializada.

“Depois de um primeiro episódio ligeiramente bizarro, ‘A Diplomata’ leva-nos numa boa viagem. Embora Russell domine a série, toda a gente à volta dela é uma adição brilhante ao elenco”, descreve o jornal britânico “The Guardian”.

Os oito episódios da primeira temporada já estão disponíveis na Netflix,

Carregue na galeria para ver as imagens das várias referências a produtos portugueses nos episódios de “A Diplomata”.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA